São poucas as empresas da nova economia que ainda fazem a maior parte das suas compras em lojas físicas. Na era digital, encontra-se toda ordem de produtos e até serviços online, tudo a poucos cliques de distância, com condições de entrega e troca cada vez mais acessíveis.
Nesse cenário, o cartão virtual se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas, por conferirem mais segurança e praticidade ao processo de compras online, especialmente quando o assunto são as plataformas de assinatura recorrente e os softwares.
Quer conferir o papel do cartão virtual das empresas e entender como adotar essa modalidade na sua organização? Confira o artigo!
O que são cartões virtuais? Quais são as modalidades?
Os cartões virtuais nada mais são do que um conjunto de números com os quais é possível fazer as mesmas compras feitas com o cartão físico. Esses números estão ligados a um cartão principal, mas são diferentes deles. Alguns desses cartões podem ser apagados após algumas compras para evitar fraudes.
Uma vantagem importante da modalidade digital é que o acompanhamento das despesas acontece inteiramente online, pelo aplicativo ou na versão para web. É como possuir uma agência bancária dentro do bolso que pode ser levada para qualquer lugar.
A depender da solução financeira escolhida, existem ainda funcionalidades para auxiliar a gestão de despesas nos times financeiros, como a categorização dos gastos, por exemplo.
Há cartões de crédito virtuais, bem como cartões da modalidade pré-pago. Confira as vantagens:
Cartão de crédito virtual
A fatura do cartão de crédito virtual estará atrelada àquela do cartão físico, de forma que o limite será o mesmo. Esse é um problema para muitas empresas, que têm dificuldade de conseguir um limite de crédito compatível com as suas necessidades e sua movimentação financeira.
Outra desvantagem dos cartões de crédito oferecidos pelos bancos está nas taxas de manutenção e anuidade que, muitas vezes, não ficam claras para o usuário.
Cartão pré-pago virtual
O cartão pré-pago é um tipo de cartão corporativo virtual ligado a uma conta. No caso da fintech Conta Simples, a plataforma inteligente de cartões virtuais oferece múltiplos cartões cujo limite é o saldo em conta.
É possível emitir uma série de cartões virtuais sem pagar nada por isso. Nessa modalidade, também não é preciso se preocupar com os juros por atrasos no pagamento das faturas nem com gastos fora de controle. A solução da Conta Simples permite que o gestor financeiro distribua tetos de gastos personalizados e orçamentos para suas equipes.
Qual é o melhor cartão virtual?
A Conta Simples oferece uma plataforma inteligente de cartões virtuais, físicos e, ainda conta corrente aliada à gestão de despesas para empresas. A solução integrada é feita na medida para startups que precisam de fluidez e celeridade, mas não podem perder a visibilidade de cada transação.
Muitas vezes, por serem jovens, essas empresas não têm um histórico de crédito e, com isso, têm dificuldade de conseguir limites que correspondem à sua capacidade de movimentação financeira. Portanto, o teto de gastos de acordo com o saldo em conta é uma mão na roda para os negócios da nova economia.
O melhor cartão virtual, portanto, é aquele que atende às necessidades da companhia, não só no momento de fazer compras, mas como um aliado do time financeiro na gestão de todos os gastos e como um facilitador para a assinatura dos programas e plataformas necessárias.
Texto atualizado, publicado originalmente em 28 de fevereiro de 2018.