Descubra como reduzir custos na empresa

Abertura de conta jurídica para MEI

O dia a dia de uma empresa, independente do ramo em que atua, exige investimentos de infraestrutura, mão de obra, matéria-prima, energia, limpeza, e muito mais. Em tempos de crise, os empresários e empreendedores estão precisando buscar novas estratégias para reduzir custos na empresa. 

A partir disso, surgem medidas radicais (sendo que muitas destas podem ser inefetivas), enquanto outras são totalmente aplicáveis e podem trazer ótimos resultados. Neste artigo, nós lhe daremos algumas dicas extremamente simples de como reduzir custos na empresa, e que podem trazer excelentes resultados econômicos para o seu negócio!

1) Reorganização

Sem dúvidas, o primeiro passo antes da adoção de qualquer medida de contenção de custo é reorganizar. Isso envolve as finanças, o espaço, a produção, as vendas, e muitos outros aspectos.

Portanto, elabore um planejamento financeiro, e analise as vendas dos últimos 15 dias, comparando-as com o período anterior.

Também, reúna os chefes de setores e avise-os sobre prováveis mudanças que estão prestes a ocorrer dentro da empresa, inclusive buscando opiniões e ideias para redução de custos.

2) Home Office

Nos últimos dias, devido ao isolamento social pelo coronavírus, muitas empresas adotaram o Home Office como uma estratégia para seguir os trabalhos.

Porém, muito além de ser uma readaptação do trabalho, esta também é uma maneira de reduzir custos na empresa, afinal:

  • Não será gasto água e luz na empresa/escritório;
  • Reduz os custos com limpeza do ambiente de trabalho;
  • Elimina-se a despesa de vale transporte;
  • Há aumento da produtividade;

E muito mais.

Infelizmente, esta flexibilidade não é possível para todos os tipos de empresa. Porém, alguns setores podem adotar a modalidade, como o administrativo, financeiro, setor de vendas, dentre outros.

Saiba o que a Conta Simples está fazendo para ajudar neste momento de crise.

3) Inovação publicitária

Como você já sabe, a propaganda é a alma do negócio. E, nos tempos atuais, ela requer grandes investimentos por parte de empresas.

Em momentos de crise, a maneira com que a publicidade é feita pode virar o jogo de qualquer negócio, trazendo a prosperidade mesmo em um cenário totalmente caótico. Para o período atual, as empresas podem experimentar uma mudança, adotando estratégias e medidas para reduzir custos como:

  • Abolir outdoors e propagandas impressas (até porque o isolamento social diminui a efetividade destes meios);
  • Apostar nas redes sociais, que além de serem menos custosas, é onde se encontra a maioria dos clientes;
  • Adotar o marketing de conteúdo, oferecendo informação de qualidade, e assim, obtendo conversões;

E muito mais.

Dessa forma, contratar uma empresa especialista em marketing digital pode ser uma boa jogada. Embora este pareça ser “mais um custo”, não há dúvidas de que esta mudança trará mais vida e sucesso ao negócio.

4) Venda virtual

Seguindo a linha de pensamento do marketing digital, também é importante frisar a importância de vender pela Internet. Muitas lojas físicas precisaram ser fechadas por conta de decretos municipais, e diante disso, a venda daquilo que é produzido pela sua empresa pode estar totalmente prejudicada.

Hoje, há inúmeras possibilidades de se vender pela Internet, e este é o único caminho quando o isolamento social for necessário. Também, o setor de vendas online tende a experimentar um aumento, pois quanto mais as pessoas ficam em casa, mais elas tendem a realizar compras pela internet.

Portanto:

  • Migre para plataformas de venda online;
  • Crie um site, ou mesmo atualize o endereço virtual da sua empresa;
  • Esteja sempre respondendo seus clientes;
  • Realize a divulgação dos produtos;
  • Crie promoções;

E muito mais!

5) Terceirize tudo o que for possível

Embora nenhum gestor queira realizar demissões, isso acaba sendo inevitável quando é necessário reduzir custos na empresa. A partir do momento em que não se pode mais contar com determinado colaborar, é preciso redirecionar as tarefas desempenhadas por ele. Portanto, uma alternativa mais barata é terceirizar o serviço.

Existem inúmeros cargos que podem ser tratados desta maneira, principalmente aqueles que envolvem contabilidade, marketing, suporte, dentre outros.

6) Busque novos fornecedores

Diante do caos econômico, a busca por novos fornecedores de matéria-prima é sempre uma solução. Sem dúvidas, é preferível tentar adaptar o valor com aqueles que já forneciam anteriormente, ou mesmo adaptar os prazos e pagamentos.

Caso isso não seja possível, pode ser necessário buscar por novos produtos e marca, ou mesmo outras empresas. Saber negociar é fundamental para obter menores custos, descontos e vantagens!

7) Elimine os estoques

Se a sua empresa tiver um bom estoque, pode ser a hora de eliminá-lo para aumentar o capital do negócio. Para isso, aposte em ofertas, descontos progressivos, vendas online, e outros métodos.

Assim que conseguir vender toda a sua produção, terá recursos financeiros para recomeçar, e ainda terá alguma reserva financeira para negociar a nova matéria-prima com vendedores e fornecedores.

8) Aumento da produtividade

Os colaboradores são a engrenagem de uma empresa. Em momentos de dificuldade financeira, é preciso que toda a equipe esteja a par da situação.Muito além de conscientizar sobre o momento que se está vivendo, ao saber de tudo, os funcionários tentarão dar o sangue pelo negócio, evitando perder o emprego.

Portanto, a gestão eficiente também se faz fundamental, pois além de explicar a situação caótica, esta poderá criar mecanismos para incentivar as equipes, o que aumenta a produção (e/ou melhora o serviço prestado) e a eficiência da empresa.

Banner para abrir uma conta digital PJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *