Contas a pagar: o que são e como organizá-las

Contas a pagar é qualquer investimento ou compra de produto gera para o negócio uma fatura. Entenda como gerenciar esse processo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

A saúde financeira das empresas estão ancoradas em três pilares básicos: pessoas, processos e ferramentas. Sendo assim, o sucesso depende diretamente de pessoas competentes, operando processos bem planejados e usando ferramentas complementares ao serviço. 

Então, para realizar as operações, a empresa precisa estabelecer um relacionamento com fornecedores, prestadores de serviços e outras partes interessadas, contratando serviços e comprando produtos diversos. Assim, uma boa gestão de contas a pagar se faz essencial para não quebrar o negócio. 

Com um planejamento financeiro eficiente que defina quais serviços e produtos precisam ser adquiridos e uma pesquisa de mercado que determine os melhores custos, a gestão de contas a pagar é melhor lapidada. 

Confira, neste artigo, o que são contas a pagar e como incluir parceiros nesse processo tão importante na sua empresa.

O que é contas a pagar?

Contas a pagar são obrigações financeiras assumidas pela empresa junto aos fornecedores. É uma conta em que ficam registrados todos os compromissos financeiros a serem liquidados com produtores ou impostos.

A falta de controle financeiro sobre as contas a pagar significa, além de desorganização, um grande risco para o futuro da empresa. Por isso, é essencial ficar atento a esse processo. 

Como funciona o contas a pagar na gestão financeira?

A palavra para definir o controle de contas a pagar da sua empresa deve ser precisão. O gestor financeiro precisa saber exatamente o que está acontecendo no fluxo de caixa, ou seja, qual valor que entra e determinar o pagamento dos custos e despesas.  

O ideal é que as contas a pagar não consumam todo o dinheiro em caixa da empresa. Isso porque, para que o negócio cresça, novos investimentos precisam ser feitos. 

Como fazer o controle de contas a apagar?

Em resumo, um bom controle de contas a pagar segue algumas recomendações. Confira alguns exemplos a seguir:

  • não adquira muitas dívidas a longo prazo;
  • pague as contas em dia para evitar multas e juros;
  • não gaste além do que a empresa recebe;
  • defina o limite de endividamento que a empresa pode custear;
  • registre de maneira segura e organizada todos os valores a pagar;
  • use um sistema financeiro prático e detalhado que permita e facilite o controle financeiro.

Alçada de aprovação da Conta Simples

Na Conta Simples, chamamos a função de contas a pagar de Alçada de Aprovação. É uma funcionalidade criada para prover uma experiência de gestão financeira simplificada de uma empresa.

O objetivo é descentralizar a gestão operacional e ainda assim possuir algum controle do tático. Quer saber como funciona? Veja o vídeo!

Para saber mais sobre a Conta Simples, fale com um de nossos consultores!

Contas a pagar: o que são e como organizá-las
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!