Se você tem um CNPJ porque é dono de uma micro, pequena, média ou grande empresa, ou ainda porque está registrado como MEI, obviamente você vai precisar de uma conta de pessoa jurídica, para separar suas finanças como pessoa física das de pessoa jurídica.

Em qualquer banco convencional você pode abrir uma conta PJ, mas você sabia que existe um meio de economizar nas tarifas com operações e serviços bancários e obter muito mais praticidade, transparência e rapidez em suas transações comerciais, se ao invés de uma conta corrente convencional você abrir uma conta digital para a sua empresa?

O que é uma conta digital?

O ano de 2016 foi quando vimos o surgimento de inúmeras opções para essa modalidade de conta, primeiramente através das fintechs, startups como a NuBank, a Neon e a Conta Simples, que disponibilizam serviços financeiros com a ajuda de soluções inovadoras em tecnologia, cobrindo espaços e deficiências dos bancos tradicionais.

Os serviços oferecidos por uma conta digital não diferem muito daqueles que são oferecidos por uma conta convencional. A diferença de funcionamento é basicamente a praticidade do ambiente online, que permite uma forma mais rápida e fácil de realizar suas transações de qualquer computador ou smartphone, sem a necessidade de uma agência de banco ou do atendimento por funcionários.

Em geral, para abrir uma conta digital não é necessário nem mesmo sair de casa ou da empresa, já que todo o processo é online, pelo aplicativo da instituição.

As tarifas também são menores em alguns casos como o da Conta Simples, já que são contas de pagamentos e não contas bancárias, portanto elas não tem o custo de manter agências espalhadas pelo país e ainda existem fintechs, também como a Conta Simples, que não possuem nem mesmo taxas de inscrição ou manutenção.

Diversos bancos convencionais também já oferecem essa modalidade de conta, mas em alguns deles você estará abrindo uma conta corrente bancária, apenas com a diferença de poder realizar praticamente todas as operações online, o que já vem se tornando uma realidade mesmo nas contas convencionais, através do internet banking e do uso de aplicativos para smartphone.

Conta digital para pessoa jurídica

As contas digitais já são utilizadas por pessoas físicas a partir das fintechs e de alguns bancos tradicionais, mas a pessoa jurídica também pode se beneficiar dessa modalidade.

Na verdade, é a pessoa jurídica quem vai mais se beneficiar de uma conta digital, porque ela precisa realizar muito mais movimentações do que uma pessoa física e vai poder fazer isso de onde estiver.

O responsável pela empresa terá em suas mãos, no smartphone ou no desktop, sem sair do escritório, todo o histórico de movimentações em tempo real. Poderá emitir boletos e receber pagamentos, sem nunca mais precisar sair do conforto para se dirigir à uma agência bancária.

Até pouco tempo atrás não havia essa alternativa. As empresas precisavam utilizar os serviços da conta corrente de pessoa jurídica de um banco convencional, para realizar as operações financeiras pertinentes ao seu negócio. Felizmente hoje isso mudou e existem contas digitais disponíveis no mercado, tanto para a pessoa física, quanto para a pessoa jurídica.

O que pode ser feito com uma conta digital para empresas?

Excetuando operações de crédito, receber rendimentos e a possibilidade do uso de cheques, a pessoa jurídica pode realizar qualquer operação bancária que faria através de uma conta corrente de pessoa jurídica convencional, com a diferença de que não vai precisar colocar o pé para fora de casa ou do escritório.

A gama de serviços e a forma com que são disponibilizados dependerá da instituição escolhida, mas a diferença em geral será bem pequena. Com a Conta Simples, por exemplo, a sua empresa terá um cartão pré-pago que funciona como um cartão de crédito e poderá realizar, através de qualquer computador ou smartphone, qualquer transação bancária de envio ou recebimento de dinheiro, além de pagamentos.

Formas de recebimento de dinheiro para pessoas jurídicas com a Conta Simples:

  • Boleto bancário
  • TED
  • Pelo cartão

Formas de envio de dinheiro para pessoas jurídicas com a Conta Simples:

  • Boleto bancário
  • TED
  • Envios instantâneos entre contas Simples
  • Pagamento com cartão

Muito em breve, com a atualização do sistema de transferências do Brasil, será possível também realizar e receber pagamentos por transferências eletrônicas TED através de uma conta digital, outro importante benefício que já está chegando a elas.

As contas digitais, apesar de não oferecerem uma agência bancária para o atendimento pessoal, oferecem diversas formas de atendimento online, como o atendimento via chat do Conta Simples, sem que você precise se deslocar e perder tempo para resolver o seu problema.

Conta digital para a sua empresa

Para ter uma conta digital o processo é muito simples, bastando escolher a fintech de sua preferência e realizar todo o procedimento de uma abertura de conta digital PJ, tudo online, na maioria dos casos.

A maioria das instituições fornece um aplicativo que, ao ser instalado, já te orienta por todo o processo de abertura, que pode ser feito na mesma hora e sem complicações. Até mesmo o envio de documentos necessários pode ser feito utilizando a câmera do seu smartphone, deixando a abertura de uma conta de pessoa jurídica tornar-se um processo rápido e prático como nunca.

É de uma Conta Digital PJ Simples que a sua empresa precisa!

Deixe uma resposta