Conheça os cursos EAD da Sebrae que todo empreendedor precisa fazer em 2020

Para alcançar o sucesso nos negócios, é preciso estar bastante seguro diante das suas próprias decisões. Porém, é preciso adquirir o conhecimento necessário para tomar decisões de forma acertada e, assim, alcançar o tão desejado sucesso.

Hoje em dia, a falta de tempo ou de recursos, não é mais uma justificativa para deixar de se aprofundar um pouco mais na sua área de atuação e adquirir o conhecimento necessário para tocar o seu negócio de forma acertada e mais segura em direção ao sucesso.

O Microempreendedor ou pequeno empreendedor deve ter em mente que o sucesso nos negócios é também sinônimo de uma constante busca de mais estudo e aprendizagem.

E para se dedicar aos estudos e à aprendizagem necessários para alcançar o sucesso nos negócios, atualmente basta apenas empregar um pouco do tempo que se utiliza, por exemplo, interagindo nas redes sociais. Sim, hoje em dia é tão simples assim e é exatamente o que viemos demonstrar.

Não é mais necessário criar condições e alocar recursos para que o MEI possa estudar e se aprimorar. Essas condições já existem e estão prontas para você, para te ajudar a impulsionar o seu negócio.

Quer ver como isso é verdade? Continue a leitura!

EAD – Educação à Distância

A modalidade de ensino que é conhecida como Educação à Distância, ou sua sigla EAD, com os recursos tecnológicos que temos hoje à nossa disposição, proporciona meios acessíveis, tanto no que se refere à comodidade quanto ao custo, para que o MEI ou aquele que pretende se tornar um empreendedor possa se aprofundar em sua área de atuação e aplicar esse conhecimento ao seu negócio.

Com apenas um computador e, em muitos casos, apenas um smartphone, o Microempreendedor Individual pode aprimorar os seus conhecimentos, sem nem mesmo sair da empresa ou do local onde estiver ou desejar.

Com o EAD – Ensino à Distância, é possível acessar material didático disponível em cursos que foram elaborados especificamente para a aprendizagem online. É possível ter aulas online, em texto, gravadas em vídeo ou mesmo ao vivo, interagir com professores, orientadores e até mesmo outros alunos à distância, além de realizar os exames e provas necessários. Tudo online!

Qual é o curso EAD Sebrae mais adequado para o MEI?

O curso EAD Sebrae ideal para você vai depender do momento profissional em que você já está. No Portal de Cursos Online Sebrae, você poderá filtrar os mais de 100 cursos online gratuitos disponíveis, de acordo com os seguintes assuntos, entre outros:

  • Já tenho um negócio
  • Quero abrir um negócio
  • Cooperação
  • Empreendedorismo
  • Finanças
  • Inovação
  • Mercado e Vendas
  • Organização
  • Planejamento

Os dois primeiros da lista dividem bem o público que pode ter interesse nos cursos, sendo o primeiro com cursos destinados a quem quer aprender a administrar melhor o seu próprio negócio, enquanto o segundo, com os cursos que são destinados aos que pretendem aprender como abrir um novo negócio.

Para iniciar como um Empreendedor

É possível que você tenha ainda somente uma vaga ideia de como pode começar a empreender e, acredite, o EAD Sebrae também quer te ensinar a desenvolver as suas ideias. Você poderá começar simplesmente aprendendo se a sua ideia é viável, além de como transformá-la em um negócio real.

Portanto, para quem ainda não é MEI ou não possui um negócio e quer aprender mais a respeito do mercado, basta filtrar a lista de cursos com QUERO ABRIR UM NEGÓCIO e verificar as opções de cursos disponíveis para iniciar a sua carreira de empreendedor, que incluem, por exemplo:

  • Viabilidade de Negócios
    No curso Viabilidade de negócios, você aprenderá a identificar e controlar os custos e despesas dos seus serviços. Saberá, também, encontrar o ponto de equilíbrio para interferir em seus preços e tomar decisões estratégicas sobre a redução de gastos e a ampliação da margem de lucro do seu empreendimento.
  • Transforme sua ideia em Modelo de Negócios
    No curso Transforme sua ideia em modelo de negócio, você aprenderá tudo sobre a estruturação desse potencial modelo. A capacitação conta com lições que abordam propostas de valor, fontes de receita, segmentos de clientes e estrutura de custos, além de outros conceitos.
  • Como construir uma Loja Virtual
    Conheça as informações necessárias para que a sua empresa possa se relacionar com o público via Internet. O curso Como construir uma loja virtual vai oferecer todas as ferramentas para que você veja o seu produto e/ou serviço fazendo sucesso online.
  • Como se tornar um Microempreendedor Individual
    Para realizar esse procedimento você poderá optar por uma das três formas: Contando com as instruções que se encontram no Portal do Empreendedor; Buscando a unidade do SEBRAE mais próxima, onde poderá contar com o apoio de profissionais capacitados para lhe orientarem; Contratando os serviços de um profissional de contabilidade.
  • Aprender a Empreender
    Com o curso Aprender a empreender, você entenderá como funcionam as definições de mercado, o marketing aplicado no cotidiano, a apuração dos resultados em um negócio e, também, quais são as características comportamentais de um empreendedor. Além disso, aprenderá sobre outros temas que ajudarão a garantir sucesso no seu empreendimento.
  • Como elaborar um Plano de Negócios
    Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

Percebeu como os cursos do EAD Sebrae não são apenas para quem já é um Microempreendedor e já está buscando informações de como melhorar os seus negócios?

Para o MEI consolidado no mercado

Se para o iniciante no mundo dos negócios o EAD Sebrae disponibiliza um amplo material de conhecimento, para o MEI consolidado no mercado a disponibilidade é ainda maior, em diversas áreas de interesse que vão das finanças à publicidade online.

Portanto, aqueles que já são MEI e possuem um empreendimento próprio, mas precisam de uma forcinha para manter o negócio funcionando adequadamente, além de promover o seu crescimento, há opções de cursos na opção JÁ TENHO UM NEGÓCIO, também gratuitos, como os que estão na lista a seguir:

  • Como definir seu Preço de Venda
    A definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
  • Fluxo de Caixa – MEI
    O fluxo de caixa é uma estrutura gerencial que deve apresentar os recebimentos e pagamentos, além de estimativas de despesas periódicas, para que seja possível organizar as contas e antecipar problemas de ordem financeira.
  • Gestão de Equipes como Diferencial Competitivo
    Ao concluir o curso Gestão de equipes como diferencial competitivo, você entenderá o papel do empreendedor na formação de uma equipe. Além disso, conhecerá ferramentas e técnicas de estruturação organizacional, recrutamento e seleção e, também, a importância do gestor para o desenvolvimento de um time de alta performance.
  • Sua Empresa nas Redes Sociais
    No curso Sua empresa nas redes sociais, você aprenderá a identificar os desafios e as vantagens que essa integração pode oferecer. Será capaz, também, de aplicar as ferramentas de comunicação e interação da Web 2.0 na sua empresa. Além de, claro, conseguir analisar a viabilidade dessas ferramentas para o seu negócio. Vamos lá?
  • Como ter ideias criativas e inovar na prática?

    No curso Como ter ideias criativas e inovar na prática?, você conhecerá ferramentas usadas por empreendedores criativos. Além disso, entenderá processos utilizados no design que podem ser aplicados ao empreendedorismo de forma inusitada, para potencializar o seu negócio.

  • Planeje-se para o Comércio Eletrônico
    O curso Planeje-se para o comércio eletrônico fornecerá o passo a passo, as formas e os procedimentos que envolvem o mercado digital. Você aprenderá tudo sobre modelos de negócios virtuais, saberá fazer o seu planejamento e, também, pagamentos online. Receberá, ainda, dicas de marketing digital. Tudo para que você possa implementar o seu comércio eletrônico. Pronto para começar?

Por isso, se você já está consolidado no mercado como MEI em sua área de atuação, os cursos podem também ser muito úteis para aqueles que pretendem expandir seu negócio, inovar, melhorar a sua equipe de atendimento, a sua capacidade de liderar, de gerenciar as finanças do negócio, ou mesmo de conquistar novos clientes e novos mercados.


E esses listados são apenas alguns dos muitos cursos que o EAD Sebrae oferece para o Microempreendedor ou para quem quer se tornar um MEI, todos gratuitos e com curta duração, feitos especialmente para dar o máximo de informações que você possa aplicar na prática, no menor espaço de tempo que você tiver à sua disposição.

Seja um MEI de olho no futuro com o EAD Sebrae

Modernizar o seu negócio é olhar para o futuro e mirar em novos clientes. E ainda que o seu empreendimento tenha um funcionamento bastante tradicional, como por exemplo, um serviço de restauração de móveis ou um serviço de entrega de quentinhas, modernizar o seu negócio será sempre possível e também uma boa ideia.

Se o seu negócio ainda não tem um website ou um bom alcance nas redes sociais, os cursos EAD Sebrae podem também te capacitar para o entendimento e para o uso dessas e de outras modernas ferramentas e recursos digitais atuais.

Lá tem cursos para você aprender como vender pela internet, como utilizar as técnicas do Marketing Digital e dos princípios do Design em seu negócio, como construir um website para a empresa, ou uma loja virtual para vender seus produtos, ou ainda a utilizar os sites de buscas e as redes sociais para melhorar os resultados do seu negócio.

O que é o EAD Sebrae?

Quando se fala em EAD – Educação à Distância, existem atualmente uma ampla gama de cursos, que são oferecidos por inúmeras instituições de ensino, sejam eles cursos livres, cursos técnicos ou cursos de nível superior.

Mas aqui vamos focar nos cursos do EAD Sebrae, justamente por eles serem voltados especificamente para o público empreendedor, ou seja, você. Também escolhemos falar dos cursos online do Sebrae, por eles serem de fácil acesso a qualquer pessoa, inclusive por não terem nenhum tipo de custo.

Exatamente! Os Cursos EAD disponibilizados pelo Sebrae são totalmente gratuitos.

O EAD Sebrae engloba todos os seus cursos online de informação e capacitação para empreendedores ou para pessoas que pensam em começar a empreender. Esses cursos são particularmente desenvolvidos e pensados tanto para os Empreendedores que estão iniciando no mercado, quanto para aqueles que já são profissionais consolidados em suas áreas e até mesmo para aqueles que desejam se tornar MEIs.


Mas o que é o Sebrae?

O Sebrae é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil. Ele é uma instituição privada, porém sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o de contribuir para o desenvolvimento e para o crescimento do empreendedorismo no país, sendo descrito como um “agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento”.

Ele foi fundado ainda no ano de 1972 e desde então funciona com o intuito de estimular o empreendedorismo em todo o país, além de facilitar a sustentação de micro e pequenos empreendimentos.

Na internet, o Sebrae também conta com uma ampla gama de material informativo, além de fornecer também o acesso a seus cursos online. Vamos saber mais sobre esses cursos a seguir!

Cursos EAD Sebrae para Empreendedores

Os cursos EAD Sebrae surgiram com o propósito fundamental de dar apoio ao empreendedor, um dos objetivos da instituição, para que ele possa saber como gerenciar o seu próprio negócio. Eles visam não apenas aqueles empreendedores que já são MEI e possuem algum tipo de negócio ou estabelecimento, mas também aqueles que estão ainda pensando na possibilidade de empreender ou tornarem-se MEIs.

Todos os cursos online do Sebrae foram desenvolvidos para serem de fácil acesso e entendimento, com inúmeros recursos tecnológicos e didáticos para dar apoio e aprofundar o conhecimento, tais como: Cartilhas, palestras, curiosidades, desafios e até mesmo profissionais de consultoria que estão à disposição e que podem tirar dúvidas e fornecer dicas para os aprendizes desses cursos.

Os cursos EAD Sebrae são realizados totalmente à distância, em um ambiente virtual próprio da instituição, que fornece módulos de aprendizado com tópicos relevantes, instruções e exercícios, bastando ter o acesso à internet para estudar a partir de qualquer lugar.

A matrícula também é feita de forma inteiramente online e, até o momento, o Sebrae oferece 136 cursos gratuitos nessa modalidade.

Mas o EAD Sebrae é mesmo gratuito?

Sim. Todos os cursos online do Sebrae são totalmente gratuitos. E não se trata de uma daquelas plataformas de cursos online já conhecidas, onde existem alguns poucos cursos gratuitos, enquanto o restante deles tem o acesso pago. No EAD Sebrae, todos os cursos que estão disponíveis, são de graça.

E a gratuidade é realmente algo que faz a diferença para um MEI. Hoje em dia, grande parte do conhecimento especializado é pago, e normalmente os cursos, mesmo que sejam online, não são nada baratos. A chance de adquirir conhecimento teórico e prático a respeito de seus negócios, de qualquer lugar onde estiver e ainda por cima sem nenhum investimento financeiro, é um atrativo e um diferencial considerável.

O acesso à plataforma de estudos é garantido apenas mediante um simples cadastro. O que você investiria em um outro curso, poderá ser investido no seu negócio! E se você ainda não tinha nada para investir, pode começar a ampliar o seu conhecimento antes mesmo de começar a capitalizar.

De olho no futuro, tenha uma Conta Simples

Além do EAD Sebrae, você também pode contar com um outro aliado, uma startup digital que quer fazer uma parceria com o seu espírito empreendedor e apoiar o crescimento do seu negócio.

Estamos falando da Conta Simples, que é uma instituição de pagamentos que utiliza das mais modernas tecnologias atuais, para proporcionar a você e ao seu negócio, soluções mais atraentes e acessíveis do que aquelas disponibilizadas atualmente através dos grandes bancos e agências de crédito.

A Conta Simples, ciente dos inúmeros empecilhos, entraves e desvantagens aos quais os bancos convencionais submetem os Microempreendedores, está disposta a apresentar as melhores soluções administrativas para MEIs e pequenos empresários, como por exemplo, a abertura de Conta digital para pessoa jurídica, ou PJ.

Uma das vantagens de ser um correntista da Conta Digital PJ da Conta Simples é a possibilidade de utilizar os aplicativos de celular para realizar os mais diversos tipos de pagamentos e transferências, sem ter que arcar com o pagamento de uma taxa de administração.

E se a sua microempresa atua no ramo de venda direta ou da prestação de serviços, a Conta Simples também viabiliza o recebimento de seus clientes, através da Maquininha de cartão, do envio de dinheiro para a sua conta ou através de TEDs. E tudo isso também sem a cobranças daquelas altas tarifas de bancos e instituições de crédito, que acabam dificultando a manutenção e o crescimento do seu negócio.

Conte com os Cursos EAD Sebrae e com a Conta Simples para te ajudar a levar o seu negócio em direção ao futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *