A internet chegou para revolucionar o mundo e os bancos não poderiam ficar de fora. Com as novas possibilidades de conexão e acesso à informação, ter controle sobre as próprias finanças está cada vez mais fácil. Basta deslizar o dedo na tela do celular, abrir o aplicativo do banco e pronto. Saldo, transferências, pagamentos, tudo na palma da mão.

Mas o acesso não começou pelo celular. Os primeiros passos dessa nova era começaram nas telas dos computadores. E ainda existe muita gente que prefere abrir a conta do banco através de um desktop. Seja como for, as duas formas de acessar remotamente a conta bancária já fazem parte da rotina de bilhões de pessoas no mundo.

Apesar de oferecerem praticamente os mesmos serviços, cada banco funciona em um ambiente diferente. Será que existem diferenças entre o internet e mobile banking de cada um deles? Veja agora um comparativo entre a experiência de uso de cada um dos principais serviços bancários disponíveis no mercado.

Neon

Sendo um banco completamente digital, o Neon investiu bastante na aparência do seu aplicativo móvel. O visual é atual, descolado e combina bem com o design da marca. Muitos usuários reclamam por não poderem acessar a conta corrente pelo computador, tendo em vista que o banco disponibiliza seus serviços apenas por meio dos dispositivos móveis.

Caixa Econômica

Apesar de ter uma aparência agradável, o aplicativo móvel da Caixa Econômica Federal deixa a desejar. Usuários relatam constantemente a existência de erros, conhecidos no mundo virtual como “bugs”, que atrapalham a realização de tarefas simples, como o login e transferências entre contas.

Para oferecer mais segurança aos usuários, o banco já permite o acesso da conta por biometria. Boa parte dos telefones celulares lançados nos últimos anos são equipados com leitor de digitais, o que aumenta a segurança de uso de muitos aplicativos sensíveis, como os de bancos.

A Caixa Econômica também conta com acesso via internet banking, oferecendo aos clientes todos os serviços que existem na versão móvel. É possível fazer transações, acompanhar a movimentação da conta e muito mais, tudo pela internet.

Itaú

O banco Itaú recentemente atualizou os seus canais de atendimento virtual, tanto o internet quanto o mobile banking. No aplicativo, as mudanças foram sutis, mas fundamentais para a melhoria do serviço. Agora é possível fazer login com mais segurança, já que os números da senha ficam escondidos até que o usuário clique na tela.

Para fazer transações pelo celular, como transferências TED e DOC, basta que o usuário cadastre o itoken e confirme uma única vez em um caixa eletrônico. A partir disso, as transações são reconhecidas automaticamente, sem nenhum esforço.

No computador, acessar a conta Itaú também é fácil. Os serviços estão todos disponíveis, mas para realizar operações como transferências é necessário instalar um programa no computador, que garante a segurança do ambiente. A instalação pode levar vários minutos, dependendo da velocidade de conexão.

Santander

O visual vermelhinho do aplicativo Santander não é muito agradável aos olhos. Em termos de usabilidade, ele pode ser interessante para a maioria dos usuários. Intuitivo na medida certa, disponibiliza todos os serviços de forma organizada. Crítica pode ser feita à estrutura do aplicativo, cuja navegação apresenta lentidão em algumas ocasiões.

Banco do Brasil

Um dos melhores aplicativos para navegação móvel é oferecido pelo Banco do Brasil. O mobile banking é bastante simples, mas funciona para os fins que foi planejado. Nas lojas de aplicativos para celular, o do Banco do Brasil é o que apresenta melhor classificação dos usuários.

O acesso via internet banking também está disponível, com todas as limitações de um acesso por computador. Tal como ocorre em outros bancos, para fazer transações bancárias é preciso instalar programas. Acessar a internet, por si só, não permite usar todos os serviços bancários pelo computador.

Bradesco

Com uma das piores avaliações por usuários, o mobile banking do Bradesco certamente não é dos mais atraentes. O aplicativo é feio, em termos de design, merecendo vários ajustes ou a sua completa substituição para se tornar algo realmente interessante para os consumidores.

O Bradesco também oferece o internet banking, para quem prefere acessar a conta bancária pelo computador. A maioria dos serviços estão lá, disponíveis. O acesso ao ambiente bancário via computador está condicionado à instalação de dispositivos de segurança, assim como ocorre em outros bancos. Tudo para garantir a segurança das transações realizadas pelo correntista.

Inter

O Banco Inter, antigo Intermedium, oferece tanto a opção mobile quanto internet banking. A experiência de uso nos dois modelos é agradável. O aplicativo chega a ser mais completo do que muitos concorrentes, possibilitando até mesmo o depósito de cheque por captura de imagem, enviada pelo dispositivo celular.

A abertura da conta digital também pode ser feita virtualmente, sem o envio físico de documentos para o banco, o que pode ser considerado uma grande facilidade para os clientes.

Conclusão

Essas são as principais características do acesso via internet e mobile banking dos principais players do mercado. Todos apresentam pontos em comuns, principalmente com relação aos serviços oferecidos. Alguns são mais completos, outros ainda carecem de atualização por parte da instituição bancária.

O que muda de forma significativa é a experiência de uso. Bancos que apostam na simplicidade e constroem ambientes intuitivos tendem a conseguir maior destaque. O público está procurando cada vez mais por serviços simples, que não demandem grande grau de conhecimento técnico e habilidades com o celular.

Nesse cenário, bancos como Itaú, Banco do Brasil e Neon conseguem se destacar, por priorizar a qualidade de uso. Os aplicativos são bem construídos e permitem a navegação rápida entre os serviços oferecidos. Detalhe para o banco Neon, que não possibilita o acesso pelo computador, serviço que deverá estar disponível em breve para os clientes.

Na hora de escolher o melhor banco para abrir uma conta, vale a pena analisar a experiência de uso do mobile e internet banking. Atualmente, a maioria das transações financeiras ocorrem nesses ambientes virtuais, sendo fundamental que eles funcionem bem e tragam segurança aos usuários.

Deixe uma resposta