Como abrir uma conta PJ

A transformação digital facilitou diversos processos que antes tomavam um baita tempo. Além disso, hoje também graças à tecnologia, diversos serviços se tornaram muito mais acessíveis a qualquer empresa, um exemplo é a abertura de uma conta PJ ou, então, uma conta digital PJ.

Antigamente essa opção era um privilégio principalmente das médias e grandes empresas. Pois elas tinham mais facilidade em apresentar uma documentação compatível com a análise dos bancos. Além de também conseguirem provar receita. 

Mas, nos dias de hoje, mesmo quem está começando, como: startups, autônomos, freelancers ou mesmo o Micro Empreendedor Individual (MEI) também pode ter acesso e desfrutar dos benefícios de uma conta PJ.

Vantagens de uma conta PJ

Se você quer crescer é preciso atrair mais clientes, certo? E, para que isso aconteça é necessário, por exemplo, ser capaz de oferecer novos meios de pagamento ou mesmo cultivar uma boa gestão financeira.

E uma das vantagens da conta PJ é que, por ela, você consegue emitir boleto bancário em nome da sua empresa. Assim, seus clientes podem escolher pagar por esse meio, sejam eles outras companhias ou o consumidor final. 

Outro benefício da conta PJ, seja ela uma conta digital PJ ou não, é a possibilidade de finalmente colocar em prática uma das principais dicas financeiras para quem acabou de abrir um negócio: não misturar as despesas da empresa com as pessoais.

Com isso, você sabe exatamente quanto tem em caixa, acompanha os últimos gastos e passa a ter acesso a um cartão corporativo. Essa facilidade permite que você pague facilmente por serviços importantes para seu crescimento. 

Entre eles podemos citar propagandas no Google e Facebook Ads, assinatura de softwares, compra parcelada de equipamentos, despesas com reuniões e viagens entre outras opções.

Por último, se você precisar de um empréstimo ou quiser fazer financiamentos, ter uma conta PJ vai ajudá-lo a ter os valores aprovados com mais rapidez.   

Por onde começar

Bom, agora que você já está convencido que existem diversas vantagens em abrir um conta PJ, chegou a hora de entender como costuma funcionar o processo. E é nesse momento que pode bater o desânimo se você optar por uma instituição financeira tradicional. Por isso, ao final do texto, deixamos uma opção interessante para quem busca rapidez.

Faça sua escolha

O primeiro passo para dar início a abertura da sua conta é escolher uma instituição financeira. O problema é que, embora seja possível abrir uma conta PJ nos grandes bancos, sejam eles privados ou públicos, nem sempre eles estão preparados para lidar com empreendedores menores.

Então, é possível que você precise fornecer uma ampla documentação, tenha que esperar uma análise e, muitas vezes, um longo processo até receber a resposta, negativa ou positiva. 

Além disso, um ponto importante na hora de buscar opções é não se esquecer de avaliar as taxas cobradas pela manutenção da conta, emissão de boletos, TEDs para compras ou mesmo para o pagamento dos seus funcionários, anuidade do cartão e outras tarifas possíveis.       

Após decidir a instituição, é hora de separar os documentos exigidos.

Prepare os documentos

Vale dizer que cada empresa pode ter sua própria lista de exigência. Além disso, é comum que os documentos solicitados variem de acordo com o modelo do seu negócio. 

Porém, mesmo podendo haver essa diferença, abaixo listamos os documentos mais comuns que são pedidos na hora de se abrir um conta PJ. Veja só:  

  • RG e CPF, CNH ou RNE dos sócios;
  • Contrato Social / Requerimento de Empresário / Certificado de MEI;
  • Última alteração no Contrato Social (quando aplicável);
  • Comprovante emitido pela Receita Federal de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ; 
  • Comprovante de rendimentos em alguns casos;
  • Comprovante atualizado do endereço da empresa;
  • Procuração registrada em cartório, quando houver procurador.

Após a entrega dos documentos, costuma ser feita uma análise de dados. Por isso, você precisará esperar uma resposta para saber se a sua solicitação foi aceita ou negada.  

Conta digital PJ

Uma alternativa interessante em relação as contas tradicionais são as contas digitais PJ. Principalmente para quem é freelancer ou tem uma startup e quer ter acesso rápido aos benefícios que citamos acima sem precisar enfrentar a burocracia dos bancos.

Por meio desse tipo de conta, é possível igualmente emitir boletos, receber um cartão corporativo, fazer TEDs e ter um lugar para concentrar as despesas do seu negócio. 

Além disso, as contas digitais têm a facilidade de que todos os serviços podem ser feitos por meio de um computador ou celular. Sem precisar se deslocar a uma agência e esperar por atendimento. Além disso, a análise de dados para esse tipo de conta costuma ser mais rápida.

Conta Simples

Se você se enquadra no perfil de startups ou trabalhador autônomo e gostou da ideia de ter uma conta digital PJ. Então, a Conta Simples é sua escolha certa.

Nossa tecnologia foi desenvolvida especialmente para atender suas necessidades, sem que você precise se preocupar com a burocracia. Abrir uma conta digital em nosso site não leva mais de dez minutos. Além disso, você terá direito a um cartão de crédito corporativo pré-pago físico e também virtual para contratar os parceiros e serviços que desejar. 

Com a gente, você não precisa esperar uma longa verificação de dados, não paga nenhuma taxa de abertura ou manutenção da conta. Nem pela emissão ou anuidade do cartão.  

Peça agora mesmo seu convite e passe a contar com as vantagens de uma conta PJ!