Nos dias de hoje, quase tudo em nossas vidas, incluindo as questões financeiras, é resolvido de forma muito mais prática pela internet, através de um smartphone, um tablet, um notebook ou um desktop, em casa, no escritório, no metrô ou em um restaurante.

Perder o nosso precioso tempo com questões financeiras, esperando em uma fila de agência bancária, já soa para muitos de nós como uma coisa completamente ultrapassada e fora de nosso tempo. Por isso os bancos tradicionais investem cada vez mais em soluções tecnológicas como o internet banking e alguns deles já permitem que o cliente abra a sua corrente pela internet, sem precisar ir à uma agência.

Porém, soluções ainda mais avançadas nesse sentido já existem, como as contas digitais. Com elas o cliente não só abre a conta de forma totalmente online, como pode realizar qualquer tipo de operação com sua conta digital direto da internet, sem precisar de nenhuma agência bancária.

Conta corrente vs Conta de pagamento

Quando se fala em conta corrente, estamos falando de bancos, com agências físicas e funcionários de atendimento espalhados pelo país. Se um banco oferece a possibilidade da abertura de uma conta corrente online, isso não significa que esse cliente vai também poder utilizar todos os recursos de sua conta bancária no ambiente virtual. Algumas operações ainda vão depender da presença dele em uma agência bancária, para ser atendido por um caixa ou pelo gerente da conta.

Já uma conta digital é oferecida normalmente por instituições financeiras chamadas de fintechs. O que são as fintechs o seu próprio nome já diz. Ele vem de “finance” e “technology” ou “finanças” e “tecnologia”, porque oferecem serviços financeiros aliados à tecnologia.

Elas não são iguais aos bancos, mas podem, de forma inteiramente legal oferecer aos seus clientes quase todas as soluções financeiras que um banco tradicional oferece. Elas não possuem agências bancárias e utilizam as tecnologias mais recentes para fornecer seus serviços financeiros para a população.

Isso significa que com uma conta corrente bancária você ainda estará dependente, em alguns casos, de dirigir-se à uma agência. Já com uma conta digital você não precisa mais do que o seu smartphone, onde você estiver.

Alguns bancos chegam a oferecer contas que são nomeadas como contas digitais, mas nem sempre essas contas são iguais as que são oferecidas pelas fintechs. Você ainda será um cliente de um banco tradicional e vai provavelmente ter que se dirigir à uma agência bancária em algum ponto, por alguma razão.

Vantagens e desvantagens da conta digital

Como estamos comparando as opções de conta disponíveis atualmente no mercado financeiro, vale destacar não somente as vantagens das contas digitais com relação às contas correntes tradicionais oferecidas pelos bancos, mas também as suas desvantagens, embora sejam poucas e os benefícios que elas não oferecem nem sempre são do interesse de quem movimenta a conta.

As duas principais desvantagens da conta digital de pagamentos talvez sejam também as únicas. São elas:

  • A conta digital não vai te emitir talões de cheques
  • Você não poderá efetuar operações de crédito ou de investimentos

Cheques são cada vez menos utilizados hoje em dia e com uma conta digital, embora você não tenha o seu próprio talão de cheques para utilizar, você ainda poderá descontar ou compensar os cheques de terceiros que você tenha recebido.

E embora você não tenha acesso ao crédito, a grande maioria das contas digitais oferecem cartões de débito e crédito pré-pagos que funcionam como os cartões de crédito convencionais. Você apenas não poderá, por exemplo, pegar dinheiro emprestado ou investir seu dinheiro em algum tipo de fundo.

Mas e as vantagens da conta digital com relação às contas correntes tradicionais? São elas, entre outras:

  • Realize saques em caixas eletrônicos 24hs
  • Pague contas e boletos pelo smartphone
  • Controle seus gastos e movimentações em tempo real
  • Consulte todos os detalhes de sua conta pelo smartphone
  • Utilize um atendimento online diferenciado

Você agora pode optar por uma conta digital e manter as suas rotinas financeiras de uma forma mais simples, mais prática, segura e em tempo real, onde estiver, ou pode manter as suas finanças do jeito que elas sempre foram, nos bancos tradicionais.

Você não precisa mais sair na hora do seu almoço para tentar resolver uma questão financeira na agência bancária onde possui uma conta corrente, pegar uma senha, aguardar em uma fila e torcer para que tenha mais do que um ou dois caixas no atendimento do banco.

O que te parece mais vantagem?

Como abrir uma conta digital

Você percebe a maior praticidade das contas digitais já no ato de sua abertura, pois você não precisa ir a lugar algum. Apenas escolha a fintech de sua preferência, principalmente entre as que não possuem taxas de inscrição ou mensalidades e ainda praticam tarifas mais baixas que as dos bancos, como a Conta Simples.

Algumas das fintechs que atuam no mercado de contas digitais:

  • Conta Simples
  • NuBank
  • Banco Inter
  • Banco Neon
  • Banco Original

Abra o aplicativo pelo seu smartphone, fotografe um documento de identidade, forneça alguns dados pessoais e pronto, você já está preparado para entrar no futuro com a sua nova conta digital!

Deixe uma resposta