CNPJ regularizado: entenda como manter sua empresa regular e o impacto gerado nos negócios.

CNPJ regularizado

Se você veio parar neste artigo, suponho que esteja interessado em regularizar seu negócio ou até mesmo abrir uma nova empresa, em qualquer caso, você precisa saber que irá precisar de um CNPJ. E nessas horas ter uma contabilidade torna-se indispensável. Principalmente nos dias de hoje,  onde os serviços de contabilidade online estão disponíveis. E trazem mais agilidade nestes processos burocráticos além de um preço mais acessível.

O CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, este documento é semelhante a um CPF – Cadastro de Pessoa Física – para as empresas. Ele é uma ferramenta indispensável para que sua empresa possa existir legalmente perante o governo. Com seu CNPJ ativo é possível desfrutar de inúmeros benefícios que poderão vir a facilitar a vida da sua empresa, como descontos com fornecedores e a concessão de créditos.

Porém para conseguir ter acesso aos benefícios, é necessário que seu CNPJ esteja regularizado. Sendo assim, devemos ter em mente que um CNPJ irregular pode vir a trazer inúmeros malefícios e dores de cabeça a sua empresa. Consulte a seguir quais são estes malefícios e como estar regularizando a situação cadastral de sua empresa de maneira rápida e eficaz.

Possíveis consequências do CNPJ irregular

Vamos supor que chegamos ao ponto em que sua empresa se encontra irregular, seja por conta de débitos de tributos (federais, estaduais ou municipais), omissão de declarações ou demonstrativos, irregularidade em transações, dentre outras possibilidades.

Neste estado a empresa pode ser impedida de emitir notas fiscais, realizar operações comerciais, participar de processos de licitações, ou solicitar empréstimos/financiamentos empresariais. Podendo em casos mais extremos ter o cancelamento do seu cadastro pela receita federal.

Por estes motivos é aconselhável a empresa estar atenta a condição do seu CNPJ. Para isto existem as chamadas Certidões Negativas de Débitos, as famosas CNDs. Muitos órgãos públicos disponibilizam estas consultas online, para isto é importante entrar em contato com eles e verificar o caminho para estar emitindo estas certidões.

Nesse momento, ter um contador é fundamental. Ele é o profissional que verificará estas certidões para ter a certeza de que nenhum débito passará batido.

Como regularizar seu CNPJ

Agora que já conhecemos as consequências que um CNPJ irregular pode trazer aos seus negócios, imagino que agora queira saber como solucionar este problema o mais rápido possível. Primeiramente devemos saber quais pendências que se encontram no seu CNPJ, para isso o primeiro passo é procurar a Receita Federal que é a responsável pela abertura e regularização do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O segundo passo é estar entrando em contato com a contabilidade da sua empresa para que eles possam verificar a melhor maneira de estar regularizando estas pendencias, seja pela entrega de declarações atrasadas, seja pela irregularidade em alguma transação, são profissionais aptos que estarão verificando a legislação e buscando sempre as alternativas que sejam mais benéficas para sua empresa.

Consulta na receita federal

Para verificar a situação da empresa, a Receita Federal disponibiliza a consulta do status do CNPJ
online, pelo próprio site da Receita.

Basta acessar o portal, clicar em Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, inserir os dados da
empresa e clicar em consultar.

Vale lembrar que os dados desta consulta são públicos, portando seus clientes e fornecedores também podem ter acesso as consultas.

A ContaJá

Foi visto anteriormente a importância de se ter uma contabilidade ao seu lado para o processo de regularização do seu CNPJ, e a necessidade de manter sua empresa sempre em dia com as suas declarações.

A ContaJá é uma empresa de Contabilidade Online que está atuando no mercado desde 2016 como uma das pioneiras em sua área, oferecendo um serviço de qualidade por um preço acessível. Contando com um time de contadores altamente capacitados e especialistas em tecnologia de ponta.

Além de todos os benefícios que uma contabilidade convencional consegue oferecer a seus clientes, a ContaJá conta ainda com as vantagens que apenas uma contabilidade online pode proporcionar, como um excelente custo benefício e praticidade.

Agora você pode ter contato com seu contador através da tela do seu smartphone, para esclarecer suas dúvidas e ter acesso aos documentos da sua empresa de qualquer lugar. Contando com um atendimento pessoal e personalizado, com um tempo de resposta reduzido.

Para ter acesso a estes benefícios e regularizar sua empresa, basta acessar o site e solicitar agora seu orçamento.

Espero que tenha entendido a importância um CNPJ regularizado e como a Conta Já pode te ajudar!

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *