Cartão de crédito para empresas: como pedir?

Saiba tudo sobre adotar cartão de crédito para empresas e descubra as vantagens e desvantagens disso para as companhias nos dias de hoje.
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

Ficou raro ver talões de cheque em qualquer lugar, inclusive no ambiente empresarial! Para fazer compras, assinar plataformas estratégicas e até anunciar online, as companhias recorrem, hoje, aos cartões para empresas.

O cartão de crédito para empresas é uma das opções disponíveis para o gestor financeiro, que pode utilizá-los em suas versões físicas ou virtuais para fazer compras no ambiente digital ou mesmo em lojas, presencialmente. Além dele, há outras alternativas, como o cartão pré-pago, por exemplo.

Mas, como adotar o cartão de crédito para pessoa jurídica na sua empresa? Quais são as vantagens e desvantagens dessa escolha para as organizações? Descubra agora tudo sobre o cartão de crédito para empresas e saiba como solicitá-lo.

O que é o cartão de crédito empresarial

Pensando em facilitar o dia a dia das empresas, boa parte das instituições bancárias passaram a oferecer um cartão de crédito específico para pessoa jurídica. Trata-se do cartão de crédito para empresas, que agrega as mesmas funcionalidades de um cartão de crédito convencional, mas com algumas particularidades. 

O objetivo, além, é claro, de desvincular os gastos corporativos das despesas dos fundadores, é conferir maior fluidez aos processos financeiros gerenciais de uma companhia. 

Todo cartão corporativo contribui para o trabalho dos times das finanças, que precisam fazer pagamentos, realizar compras e transações no dia a dia da empresa. 

Essas movimentações, quando realizadas pela pessoa física, podem ter um custo bem elevado. As tarifas e taxas cobradas pelas instituições bancárias dos correntistas pessoa física são altas.

No caso do cartão de crédito para empresas, as taxas são reduzidas, o que é um grande diferencial. Isso significa que você poderá realizar compras no mercado, em nome do seu empreendimento, sem pagar nada extra.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito nas empresas 

Oferecido, na maioria das vezes, por instituições bancárias tradicionais, o cartão de crédito corporativo é uma ferramenta muito interessante dentro dos times financeiros, mas ainda existem burocracias em torno do crédito. A seguir, você entende os benefícios dessa escolha e também os motivos pelos quais ela pode ser negativa. 

Vantagens

Como todo cartão corporativo, o cartão de crédito é uma opção para a assinatura de plataformas com pagamento recorrente, softwares, além dos gastos corporativos fixos, como água, luz, aluguel etc. Também é possível agendar pagamentos nessa modalidade. 

Desvantagens

O processo de requerimento para o crédito pode ser burocrático e demorado – especialmente para empresas jovens, como muitas startups. Quando a organização precisa de cartões adicionais, é preciso enfrentar a burocracia novamente. O que acontece, nesse cenário, é que as empresas acabam concentrando todos os processos gerenciais financeiros em um ou dois cartões, o que pode trazer problemas no futuro. 

O limite é outra questão: muitas vezes, o que é oferecido não é compatível com as necessidades da empresa. É comum que isso aconteça com empresas da nova economia, que crescem em ritmo acelerado e, ainda assim, têm dificuldade de conseguir limites satisfatórios.

O melhor cartão? Múltiplos cartões!

É possível adotar cartões corporativos sem precisar enfrentar toda a burocracia, os longos prazos de aprovação e as tarifas obscuras dos bancos tradicionais. 

cartão de crédito para empresas e plataforma de gestão

A fintech Conta Simples trouxe ao mercado uma alternativa como nenhuma outra, a sua plataforma de múltiplos cartões corporativos.

A solução foi pensada para atender aos times financeiros de empresas que precisam otimizar seus processos gerenciais financeiros, ganhando controle e visibilidade dos gastos e, ainda, conferindo autonomia às equipes da organização.

Com a Conta Simples, você consegue emitir múltiplos cartões virtuais gratuitamente e também cartões físicos, sendo estes rastreáveis através do aplicativo até a chegada do destino cadastrado.

A plataforma de cartões faz parte de um tripé, que conta também com conta corrente para empresas e gestão de despesas


Por que múltiplos cartões?

Um dos grandes diferenciais da Conta Simples está na possibilidade de gerar múltiplos cartões virtuais sem custos. Essa é uma boa prática na gestão financeira, já que combina descentralização no financeiro ao controle das despesas. 

Com muitos cartões, é possível transformar os colaboradores da empresa em gestores dos próprios gastos. Basta distribuir um cartão para cada equipe ou núcleo e ter acesso à movimentação em extratos individualizados e filtráveis. Para mais controle, a fintech permite que o gestor defina budgets e tetos de gastos de forma personalizada. 

Um dos objetivos da Conta Simples era acabar com o trabalho mecânico do financeiro de procurar os responsáveis por cada compra e analisar faturas enormes, linha a linha. Por isso, a plataforma de cartões permite que os gastos sejam categorizados conforme o centro de custos correspondente.

O teto de gastos dos cartões é todo o saldo em conta corrente, e não é preciso carregá-los de forma individual. Essa funcionalidade foi criada pensando nas startups que, apesar de movimentarem uma quantia considerável, ainda não possuem um longo histórico. 

É possível gerar cartões físicos e virtuais conforme a necessidade. Assim que a conta for aberta, já é possível gerar pela plataforma e começar a usar virtualmente os primeiros cartões  

Como pedir o seu cartão de crédito para empresas?

Em geral, para pedir um cartão de crédito para pessoa jurídica, o empresário precisa ir até as agências bancárias e apresentar seus documentos pessoais. Em alguns bancos, exige-se ainda a apresentação de um comprovante de residência. O processo de aprovação pode ser bem longo.

Para os cartões corporativos da Conta Simples, por outro lado, tudo acontece online, sem filas. Um dos sócios responsáveis pela empresa só precisa fazer o cadastro da sua empresa, seguir os passos indicados e apresentar os documentos solicitados. 

O uso do cartão corporativo é fundamental para o gestor financeiro da nova economia. Ele permite que o time assuma tarefas mais estratégicas em vez de se ater somente ao que é operacional. Para entender melhor sobre a adoção de múltiplos cartões no financeiro, conheça o nosso Guia definitivo de boas práticas do uso do cartão corporativo.

FAQ sobre a Conta Simples

O que é a Conta Simples?

Conta Simples é uma startup brasileira no segmento de serviços financeiros, que oferece uma conta digital para pessoa jurídica, múltiplos cartões corporativos dentro de um sistema de gestão de despesas.

Saiba mais sobre a Conta Simples

Qual o propósito da Conta Simples?

A startup nasceu com o propósito de facilitar a vida das empresas da nova economia, resolvendo problemas, como:

– demora para abertura da conta PJ;
– falta de cartões corporativos para pagamentos e compras da empresa;
– reprovação na análise de crédito de grandes bancos;
– suporte automatizado e ineficiente na hora de resolver as questões bancárias;
– perda de tempo com burocracias;
– falta de controle e organização na gestão dos gastos.

Ou seja, ela surgiu para dar paz ao financeiro das empresas e acabar com as barreiras que os bancos tradicionais foram colocando para quem monta um negócio hoje em dia no Brasil e precisa de agilidade para solucionar essas questões.

Conheça a Conta Simples

Quais são os produtos e serviços da Conta Simples?

– Conta-corrente completa – internet banking e app;
– Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
– Realização de pagamentos – inclusive boletos e transferências em lote;
– Alçada de aprovação de pagamentos;
– Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
– Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
– Rentabilidade de 100% do CDI;
– Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
– Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.

A Conta Simples não cobra mensalidades, e as tarifas para serviços são as menores do mercado.

Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!