Boletos em lote: como funcionam e como podem ajudar no dia a dia

Uma das facilidades da Conta Simples é o pagamento e boletos em lote. Quer saber mais sobre essa solução? Este artigo é para você!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest

O pagamento de boletos em lote pode ser feito por pessoas jurídicas e empresas, podendo ser usado em diferentes situações por negócios dos mais diversos segmentos. 

Os pagamentos podem ser feitos para boletos de cobrança, contas de energia, água, telefone, gás, transferência bancária entre contas DOC ou TED. Ou seja, por meio do código de barras, você consegue poupar tempo pagando todos os boletos de uma só vez. 

Quer saber mais sobre como funcionam os boletos em lote e como eles podem ajudar no dia a dia? Continue a leitura!

O que são boletos em lote?

Os boletos em lote são uma forma de geração ou pagamento de boleto em larga escala. Ela tem como função emitir apenas uma vez boletos iguais, com o mesmo valor, data de vencimento, juros e multa, para vários clientes diferentes. Ou, no caso de pagamento, pagar vários boletos de uma única vez com poucos cliques

Por exemplo, sua empresa precisa pagar dois boletos de fornecedores, contas de aluguel, água e energia. Com a ferramenta correta, você consegue enviar todos os boletos para uma plataforma e fazer o pagamento de todos ao mesmo tempo, simplificando esse processo e poupando tempo.

Como funciona pagamento em lote?

O pagamento em lote permite que as empresas façam uma série de pagamentos de uma só vez, em apenas um arquivo. O grande objetivo é ganhar mais celeridade nessa tarefa e reduzir os erros e atrasos, principalmente se usar uma ferramenta confiável. 

Pagamento em lote é uma das funcionalidades da Conta Simples que auxilia o pagamento em massa de boletos para todos que tenham a necessidade de pagar muitos boletos de uma única vez.

Dessa forma, ao invés de pagar cada boleto gerado por vez, lendo o código de barras ou colocando a linha digitável no aplicativo ou IB, com o pagamento de boletos em lote, basta eles colocarem todas as linhas digitáveis em uma planilha e anexar no Internet Banking para processar tudo de uma vez, facilitando o seu dia a dia e economizando muito tempo do negócio.

Quais as vantagens da transferência em lote automatizada?

Um dos principais benefícios das transferências ou pagamentos em lote é facilitar a vida do financeiro, já que não será necessário digitar manualmente os dados bancários de empresa por empresa que você precisa pagar um boleto. 

Assim, pagar boletos em lote significa simplificar a sua rotina. Quando os pagamentos são automatizados, os ganhos com a produtividade são ainda maiores. A seguir, veja mais vantagens! 

Ter mais segurança nas transferências

Com a função de pagamentos de boletos em lote, você tem mais segurança ao fazer as transferências, já que, na plataforma da Conta Simples, é feita uma verificação e conferida a validade do boleto. 

Evitar erros humanos nos pagamentos

Erros ao digitar os dados, esquecimento ao pagar boletos, pagamentos em duplicidades, todos eles são falhas humanas e podem acontecer com qualquer um. Ao usar uma solução como a da Conta Simples, esse processo é facilitado e os erros mitigados.

Transações mais transparentes

Quando o pagamento é automatizado, é mais fácil identificar quem realizou os processos e onde ocorreu alguma falha. Assim, o resultado é uma comunicação mais eficiente e uma relação mais transparente. 

Como funciona pagamento de boletos em lote na Conta Simples?

O processamento dos pagamentos de boletos em lote na Conta Simples é semelhante ao do pagamento de boletos únicos. A diferença é que com essa funcionalidade o cliente consegue enviar vários códigos de barra de uma única vez para serem validados e posteriormente pagos, sem precisar passar por todas as etapas várias vezes

Qual horário eu posso fazer pagamento de boletos em lote?

O serviço de pagamento de boletos em lote funciona das 08:00 às 16:00 de segunda a sexta, ou seja, você pode enviar lotes para realizar o pagamento somente durante esse período.

Como adquirir o pagamento em lote da Conta Simples?

O pagamento de boletos em lote funciona apenas no Internet Banking, por ser necessário colocar uma planilha em Excel com todos os códigos de barras a serem pagos. Após a contratação, o cliente terá 7 dias gratuitos para teste. Após os 7 dias será realizada automaticamente a primeira cobrança no valor de R$14,90.

As cobranças são realizadas uma vez por mês direto da conta do cliente, sempre 30 dias após a primeira cobrança.

Além disso, há algumas condições para uso:

  1. Só conseguem utilizar o serviço o Responsável da Conta (MASTER) e os usuários com perfil “Responsável”.
  2. Somente nos dias úteis, das 08:00h às 16:00h (Horário de Brasília).
  3. Podem ser pagos 200 boletos por vez (por planilha).

Como utilizar a funcionalidade do pagamento em lote da Conta Simples?

Ao contratar esse produto, você precisa seguir os passos a seguir para começar a realizar os pagamentos:

  1. Acesse a conta na Conta Simples pelo Internet Banking em um computador; 
  2. Clique em “Pagamentos”;
  3. Selecione “Realizar pagamento em lote”;
  4. Baixe o modelo de planilha do Excel, disponível na plataforma;
  5. Preencha os códigos de barra sempre a partir da segunda linha. A planilha modelo vai aparecer com números a partir da segunda linha, mas é só o cliente apagar e colocar o código de barra no lugar (lembrando que o limite são 200 linhas de código);
  6. Salve a planilha e anexe no Internet Banking, após isso clique em “Continuar”;
  7. Irá aparecer uma tela que conterá informações sobre o lote: ID do lote, data de criação, quantidade, validados e progresso;
  8. Após validação, o sistema irá mostrar os boletos elegíveis para serem pagos e os que estão inválidos;
  9. Dessa forma, o cliente consegue identificar os boletos válidos e clicar em “pagar contas”. Sendo que Irá aparecer o processamento do pagamento até todos serem concluídos. 

Tem alguma dúvida sobre como fazer pagamento de boletos em lote ou quer contratar essa solução? Entre em contato com um de nossos consultores!

Boletos em lote: como funcionam e como podem ajudar no dia a dia

Perguntas frequentes sobre a Conta Simples

O que é a Conta Simples?

Conta Simples é uma startup brasileira no segmento de serviços financeiros, que oferece uma conta digital para pessoa jurídica, múltiplos cartões corporativos dentro de um sistema de gestão de despesas.

Saiba mais sobre a Conta Simples

Qual o propósito da Conta Simples?

A startup nasceu com o propósito de facilitar a vida das empresas da nova economia, resolvendo problemas, como:

– demora para abertura da conta PJ;
– falta de cartões corporativos para pagamentos e compras da empresa;
– reprovação na análise de crédito de grandes bancos;
– suporte automatizado e ineficiente na hora de resolver as questões bancárias;
– perda de tempo com burocracias;
– falta de controle e organização na gestão dos gastos.

Ou seja, ela surgiu para dar paz ao financeiro das empresas e acabar com as barreiras que os bancos tradicionais foram colocando para quem monta um negócio hoje em dia no Brasil e precisa de agilidade para solucionar essas questões.

Conheça a Conta Simples

Quais são os produtos e serviços da Conta Simples?

– Conta-corrente completa – internet banking e app;
– Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
– Realização de pagamentos – inclusive boletos e transferências em lote;
– Alçada de aprovação de pagamentos;
– Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
– Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
– Rentabilidade de 100% do CDI;
– Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
– Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.

A Conta Simples não cobra mensalidades, e as tarifas para serviços são as menores do mercado.

Fale com nossos consultores!

Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!