Boleto de cobrança: o que é, para que serve e como emitir

O boleto bancário é uma das principais formas de pagamento do Brasil. A empresa que oferece o boleto de cobrança para pagamento sai na frente!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
banner do material Fever Play

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas do país, por isso, empresas que oferecem essa modalidade saem na frente das demais. 

Leia, neste artigo, o que é boleto de cobrança, quais as suas vantagens e como encontrar o parceiro ideal para essa finalidade!

O que é boleto de cobrança?

O boleto de cobrança é um documento emitido para cobrar alguém uma transação que envolva compensação financeira. Envolve uma relação entre vendedor e comprador, em que o beneficiário recebe o valor referente ao produto ou serviço vendido. 

Um boleto de cobrança deve apresentar obrigatoriamente as informações definidas pela FEBRABAN, a Federação Brasileira de Bancos. Veja quais são eles:

  • dados do boleto, como valor, prazo de vencimento e informação do produto ou serviço adquirido;
  • dados do emissor (beneficiário), como nome completo e CNPJ ou CPF de quem irá receber o pagamento;
  • dados do pagador, como nome e CNPJ ou CPF;
  • as informações sobre juros e multa também precisam constar no documento. 

Os boletos de cobrança podem ser enviados em formato virtual ou físico e o pagamento pode ser feito pela internet, banco parceiro, casas lotéricas e outras instituições conveniadas.

Como funciona a cobrança via boleto bancário?

A cobrança por boleto funciona de uma forma simples. Quem emite o boleto é quem está cobrando o débito. Depois da emissão, ele é enviado para quem está sendo cobrado no endereço cadastrado, seja ele por endereço de e-mail ou endereço físico. 

É importante lembrar que o boleto de cobrança deve ser emitido com uma data de vencimento com período hábil para que se execute o pagamento, o ideal é que pelo menos a 10 dias do prazo. 

Assim que o intermediador de pagamento recebe o valor do boleto, ele credita o dinheiro na conta da empresa ou pessoa física que gerou o documento no período de compensação estabelecido em contrato, já debitando a taxa ou percentual pelo serviço bancário, se houver. 

O período de compensação de um boleto de cobrança varia entre 3 e 5 dias úteis, de acordo com o tempo de validação da compra pela instituição financeira.

O que é um intermediador de pagamento? 

Um intermediador de pagamentos é uma ferramenta usada principalmente por e-commerces para receber pagamentos no ambiente virtual. Alguns deles oferecem algumas opções de pagamento, como boleto bancário, cartão corporativo e transferência bancária. 

O intermediador de pagamento é responsável por conectar o consumidor, a empresa que fez a venda e a instituição bancária e dar andamento ao processo de efetivação da compra. 

Vantagens de emitir boleto de cobrança

O Brasil possui em torno de 45 milhões de pessoas desbancarizadas, segundo pesquisa realizada pelo instituto Locomotiva. Ou seja, quase 20% da população brasileira não possui conta em banco ou fintech.

Além disso, existem outros benefícios em usar essa forma de pagamento. Confira a seguir!

Mais segurança para o consumidor

Em meados de 2019, mais de 9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude no cartão de crédito. Isso pode trazer mais receio às pessoas ao realizar uma compra.

Por isso, a empresa que oferece a possibilidade de pagamento via boleto bancário abre uma opção para quem evita compras pelo cartão ou não possui um cartão de crédito. 

Menos custos para realização da venda 

O boleto de cobrança tem um baixo custo operacional se comparado a outras formas de pagamento. Ou seja, significa economia para o seu negócio. 

Mais agilidade para receber o dinheiro

Com o boleto de cobrança, o pagamento cai com rapidez na sua conta. Ele é uma forma de pagamento prática e ágil para o fluxo de caixa do seu negócio. Além disso, você pode gerar um boleto de uma única vez ou para um pagamento recorrente mensal, por exemplo.

Mais possibilidades de ofertas para clientes

Oferecer a possibilidade do cliente pagar com boleto bancário também permite que a empresa disponibilize mais desconto aos clientes, já que ela não terá que pagar taxas de administração proporcionais ao valor da venda, como acontece com os cartões de crédito.

Plataformas para gerar boletos

Apesar de o cartão de crédito ter muita popularidade, o boleto bancário ainda é o meio de pagamento mais usado do Brasil. Dessa forma, para facilitar a rotina do setor financeiro da empresa, existem plataformas para geração de boletos online de maneira simples e rápida. 

Como escolher a melhor plataforma para gerar boletos?

A melhor opção para o seu negócio é aquela que otimiza seus processos e impacta positivamente na gestão financeira, aumentando a produtividade da sua equipe. Então, para escolher a melhor ferramenta, faça um levantamento de todas as atividades que você faz manualmente e quanto isso representa na sua operação.

A partir daí, busque uma solução que ajude a eliminar as atividades mais burocráticas e que devolva tempo para desenvolver atividades mais estratégicas para o desenvolvimento do negócio. Considere os seguintes pontos:

Segurança da plataforma: a plataforma escolhida para emissão do boleto de cobrança precisa oferecer segurança para gerar o boleto e receber o pagamento. A validação do Banco Central é importantíssima, visto que, para conseguir a licença, a empresa passa por uma rigorosa análise. 

Simplicidade da plataforma: não adianta contratar uma plataforma para geração de boletos de cobrança a fim de simplificar processos e ela não ser intuitiva e difícil de utilizar. Considere os recursos que a ferramenta te oferece não só nesse ponto, mas em outras questões da gestão financeira

Quer conhecer uma solução que vai auxiliar tanto na emissão de boleto de cobrança quanto na gestão financeira completa do seu negócio? Conheça a Conta Simples!

Perguntas frequentes sobre a Conta Simples

O que é a Conta Simples?

Conta Simples é uma startup brasileira no segmento de serviços financeiros, que oferece uma conta digital para pessoa jurídica, múltiplos cartões corporativos dentro de um sistema de gestão de despesas.

Saiba mais sobre a Conta Simples

Qual o propósito da Conta Simples?

A startup nasceu com o propósito de facilitar a vida das empresas da nova economia, resolvendo problemas, como:

– demora para abertura da conta PJ;
– falta de cartões corporativos para pagamentos e compras da empresa;
– reprovação na análise de crédito de grandes bancos;
– suporte automatizado e ineficiente na hora de resolver as questões bancárias;
– perda de tempo com burocracias;
– falta de controle e organização na gestão dos gastos.

Ou seja, ela surgiu para dar paz ao financeiro das empresas e acabar com as barreiras que os bancos tradicionais foram colocando para quem monta um negócio hoje em dia no Brasil e precisa de agilidade para solucionar essas questões.

Conheça a Conta Simples

Quais são os produtos e serviços da Conta Simples?

– Conta-corrente completa – internet banking e app;
– Múltiplos cartões corporativos (virtuais e físicos);
– Realização de pagamentos – inclusive boletos e transferências em lote;
– Alçada de aprovação de pagamentos;
– Múltiplos perfis de acesso (gestor, usuários de cartão, contador/BPO);
– Realização e recebimento de transferência via TED e PIX;
– Rentabilidade de 100% do CDI;
– Exportação de extrato em PDF, OFX e XLS;
– Saque disponível em toda a rede de bancos 24 horas.

A Conta Simples não cobra mensalidades, e as tarifas para serviços são as menores do mercado.

Fale com nossos consultores!

Boleto de cobrança: o que é, para que serve e como emitir
Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Maria Luiza Precioso
Maria Luiza Precioso
Especialista em Conteúdo na Conta Simples, é formada em Letras pelo CEFET-MG e tem um MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Estácio e um MBA em Jornalismo pela Facuminas. Trabalha com Marketing Digital desde 2018.
Não sabe como usar os cartões corporativos no seu negócio?

Confira agora como os múltiplos cartões
ajudam no controle das despesas!