Black Friday: 5 dicas para vender muito nesta data

black friday

Black Friday: 7 dicas para vender muito nesta data

Com a chegada de novembro, muitos consumidores já começam a se preparar para aproveitar a maior data de descontos do e-commerce, e com isso, você precisa aproveitar algumas dicas de Black Friday para vender mais. 

Em uma pesquisa recente da revista Veja, a semana da promoção só tende a crescer, principalmente tratando-se de compras online. 

No ano de 2019, a expressividade das vendas nesta época foi de 23,6% maior que do ano de 2018, segundo a Ebit-Nilsen, empresa responsável por medir dados do comércio online brasileiro.

Por isso, preparamos algumas das principais dicas de Black Friday para ajudar o seu negócio a vender muito neste fim de ano. 

Por que aproveitar a Black Friday?

A Black Friday é um momento muito importante dentro do cenário comercial, não só no Brasil, como em todo o mundo.

O ideal é que você consiga se programar de maneira antecipada para conseguir montar estratégias interessantes para atender o seu público e a demanda que será criada nesta data. 

Porém, é essencial que você não comprometa o seu fluxo de caixa e trabalhe sempre dentro das suas possibilidades.

Como se preparar para a Black Friday na Prática?

Sabemos que esta promoção só perde em termos de números para o Natal. Somente por isso, você consegue entender o tamanho da importância desta data.

Agora, se você não sabe por onde começar ou precisa de um auxílio para desenvolver os seus objetivos, confira algumas dicas de Black Friday que separamos abaixo.

A. Verifique o suporte do seu site

Como se trata de uma promoção, principalmente online, é importante saber como vai a saúde do seu site. 

Por isso, teste todas as plataformas de comunicação do seu negócio para que você tenha a certeza de que não irá perder vendas por conta de dificuldades estruturais. 

Esteja atento a uma experiência ruim em sua loja virtual. Ela pode destruir sua imagem perante os clientes antigos e resultar em declínio de potenciais leads (novos clientes).

E para descobrir se sua página está oferecendo um bom know-how, você pode consultar um site do Google que mensura exatamente essa informação. 

B. Estoque

Tenha em mente qual ou quais produtos realmente vão agregar valor na promoção para não comprometer o seu estoque.

Ou seja, relacione e viabilize quais serão os produtos que darão maior margem de lucro e o que você já possui em estoque. 

Porém, é fundamental que você faça o cálculo para saber se o seu material será o suficiente para atender a demanda que você irá divulgar nesta data.  

C. Calcule sua margem de lucro

Esteja atento para não oferecer descontos que irão prejudicar seu faturamento, mas também tenha em mente que o cliente busca nesta época promoções que o surpreendam.

Afinal, na ânsia de participar da data, muitos empreendedores colocam descontos grandes sem fazer as contas para saber se realmente esse cálculo é lucrativo para o negócio.

5 dicas para montar sua Black Friday de sucesso

No entanto, existem algumas estratégias interessantes para que você consiga montar sua data de descontos de maneira inteligente e lucrativa.

Pensando nisso, a Conta Simples selecionou algumas das melhores dicas de Black Friday para te ajudar neste processo.

1. Descontos para antigos clientes e Leads

A fim de fidelizar e conquistar mais ainda seu cliente antigo, uma promoção voltada para ele é interessante para gerar encantamento e consequentemente uma compra mais assertiva. 

É certo que um consumidor que se sente único volta a comprar porque vê que a marca o entende e vai atender seus desejos. 

Portanto, esteja atento ao que geralmente esses clientes consomem. Neste caso, as newsletters personalizadas costumam ser bem-vindas. 

Para os possíveis compradores (leads) a premissa é a mesma. Não se esqueça de que você está em busca da conquista de um novo cliente através de preços atrativos. 

Por isso, invista em produtos que a sua margem de lucro pode ser negociada de maneira mais fácil e prática. 

2. Ads e Redes Sociais

A propaganda ainda é a alma do negócio, e ela pode ser bastante explorada nesta época do ano se utilizada de maneira correta e inteligente.

O Google Adwords e o Facebook Ads são ótimas pedidas para fazer sua marca crescer nesta época e consequentemente ter uma expressividade maior ao longo de sua jornada. 

Sendo assim, esteja atento para ser inovador e se destacar em suas campanhas.

3. Produtos desejados x Produtos “encalhados”

Para que você consiga entender o conceito dos produtos específicos, existe uma diferença grande entre os produtos desejados e os produtos encalhados.

Os produtos desejados, são aqueles que as pessoas esperam meses para comprar. Enquanto os “parados” estão no seu estoque a mais de seis meses.

Por isso, tente montar estratégias de vendas e não aposte apenas nos itens mais antigos. 

Afinal, se eles estão ali por muito tempo, talvez o problema não esteja nos clientes, e sim em uma possível compra errada no seu negócio.  

Seja esperto com seu público e oferte aquilo que realmente é importante e que estão sendo aguardados. 

O ideal é pensar que você também pode aproveitar essa época para se ver livre de um estoque antigo, mas com bom senso e agregando valor a esses produtos, ofertando- os em combos ou promoções realmente honestas.

4. Profundidade X Variedade

Basicamente, podemos definir que a Black Friday é uma data interessante para se trabalhar com a profundidade de estoque e não com a variedade. Principalmente se você souber o que o seu cliente está buscando.

Desta forma, assuma a aposta de poucos itens na data, mas com descontos realmente atrativos.

Neste caso, a variedade de itens pode não ser bem vinda porque acaba reduzindo a possibilidade de oferecer maiores descontos, e a margem de lucro poderia comprometer o seu estoque para as vendas de natal.

5. Pós- Black Friday

Tão importante quanto o pré e a venda, o pós se faz muito necessário para medir a satisfação do seu público e se planejar para o próximo ano. 

Esteja presente e atenda todas as demandas de trocas e possíveis reclamações do pós venda e entenda que essa prática é indispensável para que a reputação de sua marca continue sendo reconhecida pela excelência de atendimento.

Vale a pena seguir dicas para montar uma Black Friday?

Esperamos ter convencido você neste texto que dicas certeiras para montar uma Black Friday, são sim, uma boa solução para acertar na hora de implementar essa oferta tão popular.

Afinal, por mais que o início dessa data tenha sido visto como algo negativo entre os grandes varejistas do País, o termo “Black Fraude” já deixou de ser usado há algum tempo.

Então, aproveite o momento para você conseguir lucrar mais e fazer o seu negócio ter um maior fluxo de caixa no final do ano.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de seguir a Conta Simples nas redes sociais e não se esqueça de compartilhar sua opinião na caixa de comentários abaixo sobre o que você achou deste artigo.

banner cartoes virtuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *