Para ser um empreendedor individual competitivo e bem sucedido, é preciso organizar, procurar alternativas que facilitem a administração do negócio. Uma questão importante é a escolha do banco para a conta corrente.

Opções no mercado brasileiro não faltam. E justamente por serem tantas as possibilidades, é natural que o empreendedor vá enfrentar dificuldade na escolha. Nesse artigo nós apresentamos algumas sugestões.

Todo empreendedor individual precisa ter uma conta bancária?

Essa escolha precisa ser pensada levando em consideração pontos como esses, já que não é obrigatório por lei ter uma conta, por exemplo:

  • Se você presta serviços de maneira informal, sem permanecer em um local definido e seu rendimento oscila muito entre um mês e outro. Não há necessidade de ter conta bancária.
  • Se você conseguiu montar seu estabelecimento e está percebendo a perda de controle sobre o fluxo de caixa. Você deveria de uma conta bancária.

Aspectos relacionados ao banco que o empreendedor deve ficar atento

Como a sua empresa conta apenas com você para lhe dar vida e sobrevivência, considere seriamente o fato de não precisar perder tempo com assuntos bancários. Então, faça a si mesmo as seguintes perguntas sobre o banco que escolheu para abrir conta corrente:

  • Existe agência ou correspondente bancário próximo de onde eu moro, ou eu consigo realizar tudo que preciso pela internet?
  • Outras pessoas que eu conheço e que têm conta nesse banco estão satisfeitas com o serviço prestado por ele?
  • Consigo reunir rapidamente a documentação exigida para abertura de conta nesse banco?
  • A tarifa de manutenção da conta corrente é compatível com a receita do meu empreendimento?

A rede bancária e o atendimento ao empreendedor individual

Muitos bancos oferecem programas de crédito especialmente voltados para empreendedores individuais. Sem dúvida, obter empréstimo é uma boa vantagem frente aos seus concorrentes.

Mas o interessante é que as vantagens nos alcancem juntas. Afinal, não é viável mantermos várias contas em diferentes bancos para aproveitarmos os benefícios oferecidos isoladamente por cada um deles.

Por que escolher um banco que te oferece microcrédito, mas cuja rede de atendimento é deficiente? Quer dizer, você não encontra caixas eletrônicos dele em vários pontos da cidade. Ao precisar depositar ou pagar algum boleto bancário, você terá que se afastar de casa, do seu estabelecimento ou do local onde está prestando serviço.

O empreendedor individual feliz com o banco que escolheu

Provavelmente você já ouviu um empreendedor individual reclamar sobre a demora no atendimento bancário. Vale a pena ser mais um nesse grupo?

Donos de negócios pequenos estão aprendendo a lidar com conta corrente de pessoa jurídica (PJ) na modalidade digital. Contas desse tipo não são abertas em instituições bancárias, mas sim sozinhos como seu próprio smartphone ou pelo navegador do seu computador. A satisfação dos correntistas digitais PJ, clientes de empresas de pagamento ou fintechs, se explica pelo fato deles:

  • Não experimentarem filas longas nem burocracia
  • Aprenderem rápido como acessar o extrato da conta e fazer pagamentos e transferências usando um aplicativo do celular
  • Não precisarem pagar tarifa de manutenção da conta digital

A Conta Simples é uma fintech capacitada a auxiliar o empreendedor individual na busca de soluções financeiras. Além de todas essas vantagens, a Conta Simples oferece a você um cartão de crédito pré-pago. Se até hoje você usou apenas cartão pós-pago, adquira um cartão pré-pago para sua empresa. Não há dúvida de que a transparência na administração financeira do seu negócio vai aumentar.

Documentos e mais documentos solicitados pelo banco do empreendedor

Um empreendedor individual se sente oprimido ao tentar abrir uma conta corrente em um banco, não é? A burocracia parece não ter fim, pois há uma lista de documentos para organizar e fazer cópias.

No caso de uma conta digital, será solicitado que você envie a foto da sua carteira de identidade. No entanto, nenhum outro documento será requisitado. Se você tem CNPJ, informa o número, mas sem precisar enviar comprovante. Simples e extremamente prático, pois são operações realizadas com uso da tecnologia digital.

As tarifas de manutenção da conta no banco do empreendedor

Tarifas de manutenção das contas correntes, especialmente de contas PJ, são altas. Nem todo empreendedor individual, especialmente os que se estabeleceram recentemente, podem arcar com os valores elevados que os bancos praticam.

Mais recentemente, os bancos tradicionais passaram a oferecer a chance dos clientes abrirem contas convencionais, mas também aquelas na modalidade digital. Alegam que não há taxa de manutenção. Mas em alguns casos, essa taxa surge posteriormente quando você solicita algum benefício a mais.

Já algumas fintechs não cobram taxas de manutenção das contas digitais PJ. Esse atributo pode significar muito para seu empreendimento. Ele ajuda a diminuir os custos da empresa. De pouco em pouco, você cria um excedente de capital que pode ser investido em:

  • Equipamentos de trabalho mais eficientes e mais sofisticados
  • Aprendizagem de novas habilidades através da participação em cursos
  • Contratação de um auxiliar para melhor atender aos clientes

O melhor banco do empreendedor individual é aquele que atua como verdadeiro parceiro. Não o que aprisiona o cliente de forma que ele não tenha liberdade de escolha e ainda precise assumir custos altos. Analise, repense e se abra para a praticidade da tecnologia digital.

A melhor alternativa para um banco para sua conta PJ é a Conta Simples, uma fintech criada especificamente para resolver todos os seus problemas na área bancária. Sem taxas de manutenção e ainda oferece um cartão de crédito (pré-pago) sem precisar passar por aprovação. Abra sua conta pela internet ou pelo celular em apenas 5 minutos!

Deixe uma resposta