9 Dicas para aumentar o CTR dos seus anúncios

aumentar CTR anúncios

Anunciar nas redes sociais é uma excelente estratégia para alavancar o seu negócio. Como você já sabe, é necessário pagar por estes anúncios, e, portanto, torna-se necessário conhecer como eles têm impactado em seu negócio.

Em um primeiro momento, pode parecer complicado analisar a eficácia dos anúncios. Sendo assim, métricas foram criadas para realizar tal análise.

A sigla CTR vem do inglês “Click-Throug Rate”, que pode ser traduzido por “taxa de cliques”. A conta é muito simples:

CTR = número de pessoas que clicaram / número de visualizações

Em termos práticos, o CTR avalia quantas pessoas se interessaram (e clicaram) em seu post (pago). O valor esperado/médio é de 1 a 2%, e se você está abaixo e/ou deseja aumentá-lo, é preciso otimizar suas estratégias.

A seguir, confira 9 Dicas para aumentar o CTR dos seus anúncios e consequentemente, aumentar drasticamente suas vendas!

Conheça o seu público

Antes de elaborar qualquer anúncio, é imprescindível que você conheça exatamente quem é o seu público-alvo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Interesses;
  • Perfil socioeconômico;
  • Escolaridade;

E muito mais. Quanto mais detalhes você tiver e melhor desenhar a sua persona, mais fácil será atingir seus objetivos. Todas essas informações irão ajudar a aumentar o CTR do seus anúncios.

De nada adianta você vender para um público jovem, e criar anúncios com o linguajar e fatores que chamem atenção de pessoas de meia-idade.

Além disso, procure se colocar no lugar do seu público. O que eles procuram dentro da internet? O que eles gostam de ver? E o que eles querem comprar?

Tenha uma proposta clara

Depois de definir o seu público, e definir o seu tipo de anúncio, elabore uma proposta clara. Na internet você irá competir com milhares de anúncios, por isso, uma proposta objetiva pode te ajudar a atrair a atenção do seu cliente.

Para conseguir isso, primeiro defina o objetivo do seu anúncio. Depois escreva um tema que corresponda com a descrição e a imagem do anúncio. Assim que finalizar, faça algumas perguntas para você mesmo:

O anúncio deixa claro a mensagem para o cliente? Ele possui as informações necessárias? Os elementos do anúncio se complementam?

Utilize call to action

Provavelmente você já ouviu falar nos famosos “call to action”, da abreviação CTA. A tradução para esse termo é: “chamada para ação” e esse é o mesmo objetivo do seu uso. 

Eles impactam diretamente nas ações das pessoas, por isso, utilizamos sempre quando queremos que alguém dê um próximo passo. Como por exemplo, comprar algo, seguir uma página, ir para outra página, baixar algo e etc. As opções são infinitas, veja alguns exemplos:

  • Experimente agora;
  • Saiba mais;
  • Clique aqui;
  • Participe;
  • Inscreva-se;
  • Comece.

Quando criamos um anúncio, queremos que o próximo passo do cliente seja uma venda, não é mesmo? Por isso, para aumentar o CTR do seus anúncios, é fundamental o uso do CTA.

Utilize gatilhos mentais

Você já ouviu falar nos gatilhos mentais? Eles são usados em estratégias para atrair a atenção das pessoas. Além disso, esses gatilhos aceleram a velocidade de uma resposta. Isso porque o nosso cérebro entende que, para evitar esgotamento mental diante de tantas decisões ao decorrer do dia, algumas dessas escolhas são feitas no “piloto automático”. 

Dessa forma, ele economiza energia para escolhas que realmente precisam de mais atenção. Por isso, esses gatilhos mentais são utilizados para influenciar em algumas respostas. 

Conheça alguns deles:

Escassez e Urgência: Nesses gatilhos sua mente entende que por senso de urgência ou escassez de determinado produto, você precisa tomar uma ação imediata. Por exemplo, quando restam poucos produtos no estoque ou quando um prazo de promoção está se esgotando.

Prova social: A prova social se resume naquilo que “todo mundo” está fazendo ou comprando. 

Por exemplo, quando você sai para comer e encontra dois restaurantes, um deles tem uma fila gigante e o outro está completamente vazio, você tende a ir no que tem fila. Isso porque você acredita que aquele que está vazio não é tão bom quanto o que tem fila. 

A imagem conta muito

Considere que você está pagando (e não é pouco) para anunciar. Pode ser que para se ter esta possibilidade, você tenha economizado em outros aspectos.

Mas, tenha em mente que uma imagem bem elaborada conta – e muito! Afinal, é ela que fará com que o indivíduo pare a tela para visualizar com maior atenção o seu anúncio.

Então, o primeiro passo para anunciar é contar com a ajuda de um fotógrafo e/ou design que entenda do assunto, e seja capaz de parar (literalmente) o seu público!

Redação de qualidade

O texto bem elaborado e a presença de gatilhos mentais é muito importante para aumentar o CTR do seu anúncio.

  • Porém, há uma série de desafios existentes nesta tarefa, como:
  • Trabalhar de modo ideal e pouquíssimas linhas (ou mesmo palavras);
  • Incluir gatilhos mentais;
  • Deixar a call to action visível;
  • Incrementar técnicas de SEO;

E assim por diante.

Entende como isso pode ser algo extremamente desafiador? Contratar um profissional que entenda do assunto também é uma estratégia viável.

Caso este investimento não seja possível, estude as estratégias que devem ser embutidas na redação dos seus anúncios, e passe a observar como grandes lojas e marcas têm desempenhado a tarefa.

Adapte o anúncio 

Na dica número 1, mencionamos a importância de conhecer a sua persona para abordá-la do modo esperado nos anúncios.

Porém, há situações em que o objetivo da sua campanha é exatamente o de expandir o público e atrair mais pessoas. Nestes casos, surge a necessidade de adaptar o meio utilizado para abordar os seguidores.

Dentre os vários pontos que devem ser pensados nesta adaptação, podemos mencionar:

  1. a) Reveja quais redes sociais estão sendo utilizadas para cada campanha. Por exemplo: para atrair jovens, o Instagram é mais utilizado. Diferentemente, quando se deseja abordar empreendedores e indivíduos com maior escolaridade, o Linkedin mostra-se vantajoso.
  2. b) Adapte a linguagem. Comunique-se de modo personalizado com cada público e faixa etária. Isso aumentará o engajamento, e consequentemente, o CTR.
  3. c) Busque resolver diferentes dores. Seu empreendimento deve ter como motivação a “dor” do seu cliente, e isso deve estar explícito nos anúncios de redes sociais.
  4. d) Não tenha medo de inovar. As redes sociais já estão saturadas do normal e do tradicional. Para se ter sucesso, aposte na inovação como lema de seus anúncios e posts.

Defina o alcance

Saiba definir exatamente qual é o tipo de alcance que se deseja obter com cada anúncio. Muitas vezes, esta etapa é ignorada – e pode ser a responsável pela baixa adesão em campanhas.

Independentemente do que está sendo anunciado, é muito importante saber se o marketing deve ser local ou a nível nacional.

Isso porque, se você tem uma loja de roupas na cidade “x” e não vende pela internet, de nada adiantará ser visível para a cidade “y” que está a 3000 km de distância.

Então, além de economizar, você também estará atingindo as pessoas certas, e consequentemente, aumentando o seu CTR.

Faça testes

Por fim, e mais importante: faça testes! Essa é a única maneira de encontrar o seu pote de ouro. Por isso, elabore uma estratégia, duas, três e teste todas elas. Em seguida, acompanhe todos os resultados e faça uma análise o que deu certo e o que deu errado. 

Encontrar o anúncio perfeito se resume em um ciclo de testes, aprendizado, otimização, descarte e mais testes.

Essas foram as dicas de hoje, espero que tenha te ajudado! Qualquer dúvida, compartilhe com a gente nos comentários! 

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *