7 erros no Google Ads que você NÃO deve cometer

erros no google ads

Para quem tem um negócio, seja ele físico ou digital, evitar cometer possíveis erros no Google Ads é fundamental para a estratégia de marketing da empresa.

Apesar de ser uma das principais fontes de publicidade online, muitas pessoas, mesmo nos dias de hoje, não levam em consideração fatores essenciais para a criação de uma boa campanha.

Seja a parte estratégica de vendas ou até mesmo na própria captação de novos clientes, é essencial que você consiga entender a lógica dos anúncios do maior buscador do mundo para conseguir ter resultados interessantes.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te explicar como não cometer erros no Google Ads que prejudiquem ou impactem negativamente suas campanhas. 

Por que evitar erros no Google Ads?

Além de fazer com que você não não gaste dinheiro de maneira desnecessária com campanhas que talvez não façam sentido, evitar erros no Google Ads amadores pode ser extremamente eficaz no curto prazo.

Isso, porque quanto mais rápido você conseguir entender a lógica de funcionamento da plataforma, melhores serão os seus resultados. 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com os 7 erros mais comuns no Google Ads que você NÃO deve cometer. Confira!

1. Não segmentar o público alvo do anúncio

Um dos piores erros no Google Ads que você nunca deve cometer, está relacionado a não segmentar de maneira estratégica os seus anúncios de acordo com o seu público alvo.

Isso, porque os filtros de segmentação farão com que a sua empresa seja vista apenas pelas pessoas que corresponderem ao perfil indicado na construção do anúncio.

Pense conosco: Sem segmentar, possivelmente você estará mostrando a sua empresa para pessoas que, talvez, nem se interessem pelo negócio. Com isso, estará perdendo tempo e pulverizando o orçamento destinado à captação de clientes. 

Por isso, é fundamental que você saiba quem é a sua persona, além dos gostos e hábitos desse seu possível cliente. Apenas desta forma você conseguirá ter resultados positivos fazendo publicidade online. 

2. Não usar palavras chaves estratégicas

Outro ponto crucial que você deve se atentar para não cometer erros no Google Ads é o da utilização das palavras chaves corretas para o anúncio. 

As palavras chaves são os termos relacionados ao seu negócio ou pesquisa, que são amplamente utilizados pelo seu consumidor.

Se não utilizado,s você certamente poderá perder a oportunidade de alavancar as vendas do seu negócio de maneira mais simples e assertiva.

Agora, se você não souber como o seu cliente busca pelos produtos ou serviços disponibilizados pela empresa, você poderá utilizar algumas ferramentas do próprio Google para te ajudar neste processo.

Utilizando o planejador de palavras chaves, você conseguirá ter uma noção do principal volume de buscas e termos mais populares dentro do mercado, evitando cometer erros no Google Ads.

Outra sugestão está na utilização do Google Trends, principal termômetro de assuntos do momento que estejam em alta de acordo com a sua área de atuação.

3. Criar apenas um anúncio por campanha

Um dos princípios do marketing digital está em conseguir trabalhar com uma metrificação estratégica para que você consiga analisar e interpretar os dados.

Por isso, é imprescindível que você tenha mais de um anúncio rodando na mesma campanha. 

Dentro desse universo, chamamos esse método de Teste AB. Com isso, você consegue criar diferentes anúncios para entender o que está funcionando melhor, como:

  • Título;
  • Imagem;
  • Descrição do anúncio;
  • Abordagem;
  • Público alvo.

Acredite, nem sempre você conseguirá acertar a estratégia de primeira. Mas, apesar disso, apenas com diferentes anúncios rodando de maneira simultânea será possível entender o que melhor funciona para otimizar as estratégias de tráfego pago. 

4. Não acompanhar as métricas do anúncio

Assim como é preciso analisar qual o anúncio que está atraindo mais pessoas para a página do seu negócio, é fundamental você analisar com frequência as métricas da sua publicidade online.

Esse, inclusive, é um dos erros no Google Ads que você jamais deve cometer, por inúmeros motivos que podem ser listados como;

  • Algoritmo pode prejudicar a campanha por falta de interação;
  • Orçamento gasto de maneira desnecessária;
  • Alcance baixo;
  • Retorno não esperado.

Fazendo um acompanhamento constante da sua estratégia de marketing, além de ser possível entender o que está acontecendo na íntegra, se torna mais fácil de realizar alguns ajustes para que a publicidade funcione sem maiores problemas. 

Sendo assim, nunca se esqueça de acompanhar os resultados e estatísticas relacionadas ao Google Ads.

5. Anunciar a homepage do site

Esse item também não pode ser descartado da nossa lista de erros comuns no Google Ads. 

Pensando de maneira estratégica, quando anunciamos algo, queremos atrair a atenção de determinado público para o nosso produto ou serviço, certo?

Exemplificando de maneira mais lúdica, imagine esse conteúdo que você está consumindo nesse momento. 

Se estivéssemos publicando ele como um anúncio no Google Ads, e você gostasse da chamada, como se sentiria se, ao clicar no link, fosse direcionado para homepage?

Além de precisar procurar o conteúdo em si, você certamente estaria diante de experiência negativa e frustrante.

Pensando nisso, ao decidir anunciar nesta plataforma, nunca se esqueça de colocar o link objetivo para que o público alvo chegue diretamente ao que está buscando. 

6. Não acompanhar seus concorrentes

Uma dos principais erros no Google Ads que você pode evitar cometer, está em justamente acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo na plataforma.

Servindo como uma boa fonte de inspiração para saber o que está funcionando no mercado.

Com isso, você pode ter ideias diferentes para abordar os seu produto ou serviço de maneira diferenciada, sempre de acordo com a persona do seu negócio. 

7. Não ter uma tag de acompanhamento de conversões no seu site

A tag de conversão do Google Ads vai te mostrar quando alguém entrar no seu site e realizar alguma ação, como clicar no seu anúncio ou finalizar uma compra. 

Para colocá-la no seu site, é muito simples. Basta seguir as próprias instruções do Google ADS.

Como evitar cometer erros no Google Ads?

Colocando em prática as dicas deste conteúdo, certamente você já conseguirá evitar muitos erros no Google Ads e no planejamento da sua campanha de modo geral.

Entretanto, é fundamental seguir estudando sobre o assunto. Principalmente para seguir se atualizando neste mercado e entender sobre as constantes modificações do Google.

Gostou do conteúdo da Conta Simples? Então, não deixe de compartilhar sua opinião conosco através dos comentários abaixo.

banner cartoes virtuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *