6 Dicas de como conseguir investidores para a sua startup

Ao iniciar um projeto e pensar em escalabilidade, aprender a como conseguir investidores para startup deve ser uma das suas principais funções como empreendedor. 

Porém, é muito importante que você saiba exatamente qual o estágio do seu negócio e principalmente, como abordar essas pessoas, sejam elas investidores anjos ou aceleradoras de startups.

E para que você consiga prospectar os melhores investimentos e faça sua empresa alavancar com o auxílio de pessoas especializadas em seu nicho de mercado, a Conta Simples preparou esse conteúdo.

Por isso, confira as seis dicas que separamos para te ajudar a como conseguir investidores para a sua startup.

Como conseguir investidores para a sua startup

Primeiramente, é muito importante que você tenha consciência de que ter apenas uma ideia inovadora não será capaz de atrair os olhares de investidores para o seu negócio. 

Por isso, ter algo consistente para ser apresentado e fazer com que a empresa já esteja em funcionamento pode ajudar bastante durante esse processo. 

E pensando nisso, você vai conferir algumas sugestões de como melhorar seu processo e finalmente, como conseguir investidores para a sua startup.

1. Tenha um propósito

Ao se arriscar no universo do empreendedorismo, geralmente buscamos algo muito mais forte e poderoso do que apenas o dinheiro. Geralmente, acreditamos em algo e defendemos esses ideais. 

E por isso, o seu propósito deve estar muito bem definido, assim como toda a cultura organizacional. 

Desta maneira, além de engajar todos os colaboradores envolvidos no projeto, o objetivo de como conseguir investidores para a sua startup se torna algo muito mais forte e concreto.

2. Defina um modelo de negócios 

Uma das principais avaliações que possíveis investidores fazem em qualquer empresa, está sempre relacionada ao modelo de negócios construído pelos fundadores.

E para as pessoas que vão investir na sua empresa, ter uma ideia promissora não basta. É preciso mostrar um planejamento e um modelo sustentável de como o projeto foi construído para apresentar para essas pessoas. 

Por isso, sempre tenha em seu radar quais os próximos passos que você deseja atingir e o que precisa para conquistá-lo. Desta maneira, será mais simples de conseguir investidores para sua startup.

3. Crie processos estruturados

Quando um negócio nasce com processos bem desenhados, além de facilitar as tarefas do cotidiano e evitar possíveis gargalos de comunicação e execução operacional, todos os envolvidos conseguem ter mais liberdade para desempenhar suas funções.

E acredite, é estruturando os conceitos de maneira interna, que uma empresa consegue externalizar todo esse conceito.

Desta maneira, outras pessoas passam a olhar para sua empresa e pensar em como conseguir investidores para a sua startup deixa de ser uma prioridade. Afinal, eles já saberão quem você é, e o que pode representar para o mercado. 

4. Networking

Apesar de parecer um tópico motivacional, o networking ainda é uma das dicas mais poderosas para conseguir investidores para a sua startup.

Comparecer em eventos de startups, pode ser uma excelente opção para enxergar novas perspectivas de mercado e estreitar laços profissionais.

Nestes encontros, a oportunidade de apresentar suas ideias e de como conseguir investidores para a sua startup é muito mais eficaz.

5. Cadastre-se em programas de investimentos

Caso sua startup já esteja mais estruturada e próxima de atrair investidores para alavancar seu crescimento, é possível atrair investidores particulares ou contar com o apoio do próprio Governo, através do Finep.

Basicamente, a instituição apoia a inovação de empresas nascentes com o objetivo de investimento em conhecimento e informações específicas do mercado de atuação. 

Aqui, é possível cobrir o espaço vazio que muitas vezes é deixado entre as empresas de aceleração, ferramentas de financiamento coletivo ou até mesmo de investidores anjos. 

6. Programas de aceleração

Outro ponto muito importante de como conseguir investidores para a sua startup, está em investir tempo e conhecimento através de cursos e processos oferecidos por aceleradoras de startups.

Os programas de aceleração são indicados para startups que estão em estágio inicial ou intermediário, com o objetivo de desenvolver o negócio de maneira simples e estratégica. 

Geralmente, esses ambientes também são muito importantes para atrair a atenção de investidores e até mesmo da empresa parceira. Afinal, caso eles enxerguem potencial no projeto, certamente serão os primeiros a quererem participar de todo o crescimento. 

É possível conseguir investidores para a sua startup

Seguindo um trabalho contínuo todos os dias, certamente é possível aprender a como conseguir investidores para a sua startup de maneira consistente.

Mais importante do que o investimento monetário em si, ter um parceiro para contar e trocar experiências de mercado faz com que todo esse processo se torne muito mais importante e necessário. 

Por isso, ficar atento às primeiras dicas deste conteúdo, pode fazer a diferença na hora de iniciar uma negociação e buscar parceiros para acelerar o crescimento do seu projeto.

E o que podemos concluir de todo este conteúdo, é que não existe um único caminho para atrair interessados em investirem em seu projeto. 

Fatores que podem te ajudar com esse processo, está relacionado a sempre manter a transparência e integridade de todas as ações (tanto como empresa ou empreendedor), ter uma boa comunicação e novamente, acreditar na sua ideia. 

Compartilhe a sua opinião com a gente através dos comentários abaixo. Você está buscando investidores para a sua startup? Quais são seus maiores desafios?

banner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *