blog_image_startup

5 ferramentas para otimizar a gestão da sua startup

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A gestão de startup não é uma tarefa fácil, principalmente pelo caráter inovador que essas empresas trazem ao mercado.

Por isso, essa dificuldade aumenta quando falamos do mercado da tecnologia. Por isso, é tão necessário otimizar os processos para garantir a rápida expansão do negócio.

Portanto, para os empreendedores que atuam no gerenciamento de startup é crucial investir pesado em softwares para otimizar a gestão.

Mas afinal, quais são as ferramentas que fazem a diferença para gerir de forma mais eficiente uma startup?

Você chegou ao post certo! Aqui vamos apresentar algumas soluções importantes para você aderir e otimizar o seu modelo de negócios.

Agregando soluções para a gestão de startup

Uma característica interessante das empresas que oferecem os mais variados tipos de softwares, é que a maioria delas nasceu de uma startup.

Portanto, elas entendem as necessidades desse modelo de negócio, conseguindo se adaptar rapidamente a o que o mercado pede.

Então, as ideias inovadoras se traduzem em resultados expressivos para as empresas, com soluções assertivas e simplificadas.

As produtoras dos softwares também trabalharam na segmentação por nicho de mercado, para trazer resultados mais aproximados da realidade de diferentes tipos de empresa.

1. As ferramentas para gestão administrativa

Para que os gestores de uma startup tenham o controle da parte administrativa é importante usar ferramentas que ajudem no gerenciamento dos diversos setores.

Por isso, separamos aqui 4 softwares, que podem ser usados em versões gratuitas, que irão solucionar muitos problemas recorrentes dentro da empresa.

Asana

Para gerenciar as diferentes equipes dentro de uma startup, esse é um dos aplicativos mais indicados.

Portanto, com um layout intuitivo, é possível fazer a criação de diferentes projetos, construção de quadro de tarefas, além de permitir que sejam estipulados prazos e metas.

Aliás, outro ponto importante do Asana na gestão administrativa é a facilidade da integração das equipes e a troca de informações entre os colaboradores.

Todoist

Na linha de gerenciamento de projetos e tarefas, uma excelente opção é o Todoist. Com um layout simples, o software roda em todos os sistemas operacionais.

No entanto, a utilização mais comum desse aplicativo é de forma individual, no entanto, a ferramenta permite o compartilhamento das informações e atividades entre a equipe.

Porém, as funções básicas podem ser utilizadas sem custo e é uma excelente agenda de compromissos e metas para uso dos colaboradores.

Pipefy

Focado nos processos e rotinas da empresa, o Pipefy é muito utilizado por startups de pequeno e médio porte.

Esse software tem uma característica diferente, da gestão de produtividade da empresa por meio do estabelecimento de prazos e metas a serem alcançados.

Evernote

O Evernote tem uma característica diferenciada quanto aos recursos de captura e sincronização de dados e notas.

Com isso, as notas e manuais podem ser anexados e compartilhados com os membros da equipe, facilitando a troca de informações.

2. A gestão financeira e as soluções

Então, no quesito gestão financeira, é importante contar com ferramentas e soluções inteligentes que otimizem as especificidades do setor e evitem dores de cabeça.

Vindi

Para o gerenciamento de pagamentos online e a cobrança recorrente de planos, assinatura e mensalidades essa é uma excelente opção.

Com isso, a plataforma tem a proposta de otimizar esses serviços de pagamentos realizados por boletos e cartões.

Nibo

Para realizar a gestão de contas a pagar e a receber, além da criação de relatórios próprios para a visualização dessas rotinas, uma excelente opção é o Nibo.

Isto porque, essa ferramenta paga é muito completa e simplifica o trabalho dos gestores financeiros das startups.

QuickBooks ZeroPaper

Para quem precisa de um software para controlar o fluxo de caixa, relatórios de contas, entre outras ações do financeira, essa é uma excelente opção.

Com isso, a QuickBooks ZeroPaper oferece uma interface simplificada e intuitiva, é possível acessar o conteúdo em smartphones e tablets, permitindo um acesso fácil ao conteúdo.

Conta Simples

Para gerenciar pagamentos de boleto em lote, utilizar múltiplos cartões virtuais gratuitos e gerir os gastos da empresa, a Conta Simples é a solução financeira para as startups.

Isto porque, a plataforma oferece uma interface intuitiva, na qual é possível visualizar os diferentes gastos de cada colaborador separadamente para cada cartão.

Então, a conta digital Consta Simples se torna uma solução inteligente para as startups, permitindo a criação de limites nos cartões de acordo com as necessidades da empresa.

3. Ferramentas para gerir o marketing

Para gerenciar campanhas de marketing e otimizar os processos para gerenciamento de conteúdo, separamos duas ferramentas essenciais que atendem a esse quesito.

RD Station

Para automatizar todas as ações de marketing digital que são propostas pela empresa, a plataforma RD Station é uma excelente opção.

Com as configurações de tarefas é possível criar metas de atração de novos clientes para uma possível conversão final.

Portanto, também é possível analisar os resultados de venda e traçar estratégias para o crescimento da startup nas diversas mídias.

Hubspot

A Hubspot trabalha com diferentes softwares que otimizam os setores de marketing e vendas, pensados para o sucesso no relacionamento com o cliente.

Mas, um ponto interessante é que essa ferramenta é gratuita e se utilizada de forma integrada pode gerar ações de crescimento.

4. Otimização de atendimento

Para o crescimento otimizado das startups, o mais importante é integrar os sistemas de atendimento para garantir a qualidade das informações colhidas com os clientes.

Omnize

Essa é uma ferramenta utilizada para centralizar e gerenciar os atendimentos realizados pelo time em uma só plataforma.

É possível condensar em um relatório final todas as chamadas de e-mail, chat, vídeo, áudio e redes sociais, permitindo uma melhor visualização dos resultados.

Zendesk

Para quem quer garantir o backup das ações de atendimento, a Zendesk permite que os dados sejam hospedados na nuvem.

Então, para as empresas que têm um volume alto de chamados e precisam concentrar os dados, essa plataforma gera excelentes resultados.

5. Otimizando o sucesso do cliente

A equipe de sucesso do cliente vai além do atendimento e tem, como principal característica, acompanhar a jornada de aquisição e resolver os possíveis problemas.

SenseData

Esse software criado no Brasil consegue prever comportamentos a partir de padrões traçados e priorizar ações para garantir a satisfação do cliente.

Então, a partir da sua metodologia de implantar os dados no sistema e desenvolver as probabilidades é que foi desenvolvido o programa de sucesso do cliente.

Gainsight

Esse software é um dos mais utilizados, justamente porque é focado no gerenciamento e otimização da receita, além da retenção dos clientes em larga escala.

Por isso, a partir de ações reativas ao cliente é possível transformar todo o processo e reverter para uma proatividade do consumidor.

Esse conjunto de ferramentas é essencial para melhorar o desempenho das startups. Se forem usados de maneira correta, são essenciais para o crescimento da empresa.

Portanto, o mais importante é escolher o conjunto de softwares que mais se adeque a realidade do seu negócio.

Afinal, na hora de decidir entre opções pagas e gratuitas, a melhor opção é fazer investimentos em ferramentas que tragam mais resultados para o crescimento.

Que tal, gostou deste post sobre gestão de startup?

Então, aproveite a visita e leia o post “Erros de gestão na Startup: como evitar que a sua empresa morra antes de atingir o sucesso?”.

banner a conta digital pj

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Receba novos conteúdos toda semana. Fique tranquilo, não vamos lotar sua caixa de entrada!

Postagens Relacionadas

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Empreender é como um jogo de videogame. A cada fase que passa, os desafios e obstáculos ficam mais difíceis. Com o tempo.