4 Ferramentas essenciais que ajudam a alavancar as vendas online

Para quem deseja ter sucesso no comércio eletrônico, contar com algumas ferramentas para alavancar as vendas online podem fazer a diferença na busca por resultados. 

Afinal, diferentemente do mercado físico, no digital você precisa que a estratégia esteja extremamente alinhada com metas, objetivos e principalmente, com os algoritmos do Google. 

Buscando cada vez mais espaço nesse universo, diferentes empresas lançam aplicativos e funcionalidades capazes de ajudar o empreendedor a buscarem resultados melhores em suas vendas. 

Desde a prospecção ao pós venda, ferramentas costumam ser extremamente úteis. Desde a otimização de campanhas ao registro de tickets do suporte.

Por isso, selecionamos algumas ferramentas para alavancar suas vendas online e que podem ajudar seu negócio a buscar resultados expressivos em um tempo mais curto.

Qual a função das ferramentas para alavancar vendas online?

Mesmo que pareça redundante, contar com ferramentas estratégicas para ajudar a vender na internet é imprescindível nos dias de hoje.

Independentemente do nicho trabalhado, a concorrência certamente será grande. E por isso, o empreendedor necessita saber como se diferenciar e mostrar o valor agregado do seu serviço. 

Algumas delas, inclusive, ajudam a entender melhor os mecanismos de busca do Google e fazem com que você desenvolva métodos de se destacar atraindo o consumidor através do que ele realmente precisa. 

Portanto, as ferramentas para alavancar vendas online ajudam não somente a melhorar o resultado da empresa, mas a entender o que o cliente espera do seu negócio e como ele está buscando sobre determinado assunto. 

04 ferramentas para alavancar vendas online

Falando sobre as ferramentas ideais para te ajudar nesse processo, é necessário entender algumas delas e como elas podem ajudar no longo prazo. 

Pensando nisso, separamos 04 aplicativos que podem ajudar seu negócio a ter um melhor desempenho e se destacar diante de soluções disponibilizadas pelos seus concorrentes. 

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas para alavancar vendas online obrigatórias em qualquer site.

Responsável por metrificar cada ação de navegação do site, você conseguirá ter dados e estatísticas precisas de tudo o que acontece na página. 

Desde acessos simultâneos, taxas de conversão real, cálculo de rejeição do conteúdo, páginas mais acessadas, velocidade de carregamento do conteúdo ao tempo que uma pessoa passa em determinada página. 

Todos esses itens se tornam essenciais para melhorar a experiência do usuário em relação ao conteúdo, e ajudar a colocar sua página na primeira posição do buscador, em conjunto com diferentes técnicas de SEO.

Além de ser gratuita, você consegue instalar a ferramenta em qualquer tipo de plataforma, desde o Wix, WordPress e até mesmo um software próprio.

2. Hotjar

A Hotjar é uma ferramenta para alavancar vendas online responsável por fazer uma análise de dados com centenas de informações sobre o comportamento do usuário dentro de um site, seja ele institucional ou um e-commerce. 

Diferentemente do Google Analytics, ele tem o objetivo de complementar os dados já disponíveis de forma gratuita.  

Ao seu favor, Hotjar trabalha com uma análise de dados visuais que faz a diferença para que o usuário, mesmo que não tenha familiaridade com o marketing digital, entenda exatamente o que está acontecendo. 

Essa solução também oferece mapas de calor onde o possível consumidor busca maiores informações, trabalha com gravações de movimentações do usuário, além de formulários que mostram de maneira prática como uma pessoa se comporta dentro do seu endereço.

Sua utilização pode ajudar a entender pontos de melhora dentro do site, entender quais são as informações mais buscadas pelo usuário, além das categorias com maior taxa de rejeição para que possam ser melhor trabalhadas. 

Também é possível desenvolver a persona do negócio com base nos relatórios de comportamento entregues.

2. Moz

Já o Moz é uma ferramenta para alavancar vendas online que serve como integração para diversos recursos de análise e estratégias de SEO. 

Em apenas um ambiente, é possível aproveitar diferentes funcionalidades capazes de entender a performance de um site diante dos mecanismos de buscas como o Google, Bing, entre outros. 

Atualmente, a solução é considerada uma das principais da categoria por unificar custo e benefício para pequenas e médias empresas no longo prazo. 

Inserindo apenas a URL do site e pedindo uma análise completa, é possível verificar informações como:

  • Qualidade da URL;
  • Velocidade do site;
  • Autoridade do domínio;
  • Sistema operacional;
  • Informações básicas de SEO; 
  • Pontos e melhora.

Com isso, já é possível ter insights atrativos do que melhorar na página para ter um desempenho melhor diante dos buscadores e principalmente, diante dos olhos do usuário. 

Também é possível que você realize estudos de palavras chaves para estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, além de entender a qualidade de links que apontam para o seu endereço. 

4. SemRush

O SemRush talvez seja uma das melhores e mais completas ferramentas para alavancar vendas online.

Uma das principais referências em estratégias de SEO, ele é responsável por mostrar dados e insights bastante interessantes para aumentar a visibilidade do negócio. 

Além de conseguir encontrar as melhores palavras-chave para a sua página e blog.

Por exemplo, é possível analisar o site dos concorrentes e entender qual o caminho mais fácil para buscar a primeira posição do Google. 

Outra questão muito importante é a comparação de domínios. Esse recurso é indispensável para quem precisa saber o peso do site e como melhorar a performance Off Page. 

Em outras palavras, saber o que precisa melhorar na estrutura do site de modo geral.

Um fator interessante é que você pode utilizar a plataforma do SemRush utilizando alguns dos recursos gratuitos, ao invés de assinar os planos pagos. 

Com um limitador de recursos e buscas, ele pode ser ideal para quem está começando a se familiarizar com as estratégias e performances de marketing digital. 

Agora, para quem busca algo personalizado e análises minuciosas, é preciso assinar um plano pago. 

No momento, a empresa trabalha apenas com valores em dólar, o que pode ser um impedimento para alguns negócios.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de seguir a Conta Simples nas suas redes sociais e compartilhar conosco na caixa de comentários se esse artigo foi interessante para você.

banner cartoes virtuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *