07 erros que você pode estar cometendo na sua gestão financeira empresarial

erros na gestão financeira empresarial

Ao começar um negócio, muitos empreendedores acabam cometendo alguns erros na gestão financeira empresarial, mesmo sem saber.

Entender a saúde financeira do negócio é essencial para continuar operando de maneira estratégica e visando objetivos de médio e longo prazo para uma organização. 

Porém, muitos empreendedores acabam gerindo um negócio sem o conhecimento básico de negócios e acabam colocando em risco a operação da empresa, influenciando não somente o setor financeiro, mas podendo impactar diferentes áreas do negócio. 

Pensando em te ajudar a não cometer erros na gestão financeira empresarial da sua empresa, seja ela pequena porte ou uma startup, preparamos esse conteúdo para te explicar o que fazer diante desse cenário. 

Por que evitar erros na gestão financeira empresarial é importante?

O setor financeiro é uma das principais engrenagens de qualquer negócio, independentemente do tamanho. 

Desde o controle do fluxo de caixa à projeção de entradas e saídas do caixa, é necessário aplicar algumas técnicas administrativas determinantes para garantir que sua empresa continue operando em perfeito estado. 

Esses processos, além de evitar a falência, fazem com que você tenha uma gestão mais eficiente e possa ajudar outros departamentos do negócio, como vendas e marketing, a acelerarem seus objetivos em busca de novos clientes. 

 

Os 07 principais erros na gestão financeira cometidos por empreendedores

Diante de inúmeros erros na gestão financeira empresarial que podem ser cometidos, nós selecionamos alguns dos mais graves para que você consiga identificá-los.

Entretanto, também trouxemos algumas sugestões para te ajudar a lidar com as situações da melhor forma possível.

Confira as dicas a partir de agora.

1. Não entender o preço do mercado

Muitos empreendedores acreditam que o preço de seu produto ou serviço é realizado em “achismos”, ou no que considera interessante para o negócio.

Entretanto, é essencial que você realize uma busca no mercado para entender o modelo de precificação exercido pelos seus concorrentes.

Afinal, para atrair o público ideal para o seu negócio, não basta diminuir o seu preço ou aumentá-lo para justificar um diferencial ou qualidade da empresa.

Atuar sob medida de acordo com o que condiz a sua área de atuação, é uma das melhores formas de evitar erros na gestão empresarial, independentemente do período. 

2. Não separar contas pessoais da jurídica

Os empreendedores que estão iniciando um negócio, podem e devem separar suas finanças pessoais da empresarial o quanto antes. 

Podemos dizer que a confusão patrimonial é um dos erros cruciais que qualquer negócio e que pode levar uma empresa à falência em pouco tempo.

Assim como os seus colaboradores, separe parte do seu fluxo de caixa para definir como o seu pró-labore, desde que este não interfira na saúde financeira da empresa.

Desta maneira, além de conseguir se organizar melhor em questões financeiras, você conseguirá entender o que é o seu dinheiro como pessoa física e o que é o dinheiro do caixa da empresa na prática.

3. Não ter controle de receita e despesa

Caso você esteja começando a empresa neste momento, pense imediatamente em desenvolver um método de controle para saber quais serão as receitas e despesas do seu empreendimento. 

Um dos principais erros na gestão financeira empresarial é não ter uma previsão de pagamentos e recebimentos de modo geral. 

Por isso, dentro da sua Conta Simples você possui um sistema de fluxo de caixa para acompanhar de forma fácil e prático todas as entradas e saídas do caixa da sua empresa.

4. Não montar uma reserva de emergência

Qualquer negócio precisa pensar em imprevistos. E a reserva de emergência é fundamental para esses momentos, assim como a utilizamos em nossa vida pessoal.

E se o seu empreendimento ainda não conta com uma, pense em separar parte do lucro do caixa para começar a montar a sua.

O ideal é que o montante acumulado represente pelo menos, seis meses das suas despesas fixas para que você não passe por nenhuma situação desagradável ao longo do tempo.

E caso precise utilizar a quantia separada para os momentos de imprevistos, não se esqueça de voltar a repor o valor ao longo do tempo.

Por isso, não se esqueça de guardá-la em um lugar com rentabilidade mínima de 100% do CDI e que tenha liquidez imediata para resgate.

Além dela servir para emergências, ela evita que você recorra a alternativas com juros maiores como um financiamento ou até mesmo um empréstimo de recursos.

5. Não ter conhecimento sobre as operações da empresa

Um bom gestor, seja ele de qualquer setor, tem amplo conhecimento sobre como funciona o negócio na prática. 

E para que você possa evitar erros na gestão financeira empresarial, essa etapa é imprescindível.

O processo de saber como funcionam todas as operações da empresa se torna crucial para que você consiga prever possíveis imprevistos e consiga gerir o financeiro de maneira equilibrada. 

6. Esquecer das despesas fixas “extras”

Todo e qualquer negócio conta com despesas fixas extras. Entre elas, podemos enumerar algumas como:

  • 13º do colaborador;
  • 13º do contador;
  • IPVA;
  • Entre outros.

Por isso, além da reserva de emergência, é muito importante que você tenha no fluxo de caixa uma quantia separada para essas despesas, que apesar de não serem frequentes, podem ser consideradas “fixas”, já que são uma “consequência” do trabalho de modo geral.

7. Não ter controle de estoque

Principalmente se a sua empresa trabalha com a venda de produtos, não ter um controle de estoque estratégico pode ser um dos maiores erros na gestão financeira empresarial que você pode cometer.

Isso porque, se a mercadoria ficar parada por muito tempo, significa que você estará “perdendo” dinheiro ao longo do tempo. 

Para evitar esse tipo de problema, tente estar em contato com a equipe de vendas e com os estoquistas do negócio, para entender qual a verdadeira demanda e como elaborar um balanço patrimonial mais estruturado da empresa.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de seguir a Conta Simples nas suas redes sociais para não perder nenhuma atualização de como gerir o seu negócio da melhor maneira possível.

banner a única conta digital pj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *